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Relações interpessoais e os desafios do gestor escolar

Relações interpessoais e os desafios do gestor escolar

Hoje vamos de falar sobre um tema muito importante: as relações interpessoais e os desafios do gestor escolar.

Nunca foi tão importante falar e olhar para o relacionamento que estabelecemos com as pessoas e nos perguntar: como estamos interagindo no âmbito familiar, profissional e social?

Vivemos mais tempo no ambiente de trabalho, onde a competitividade e a obrigatoriedade da relação com diferentes pessoas pode ser um desafio.

Por isso, criar relações saudáveis no ambiente escolar é essencial e desafiador para o gestor escolar.

Vamos entender o que é, quais os benefícios e a importância do relacionamento interpessoal.

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal é a convivência entre duas ou mais pessoas.

A qualidade e a maneira como nos relacionamos e tratamos os outros é reflexo da nossa evolução pessoal.

Isso se dá por meio das vivências e desenvolvimento das nossas potencialidades e aperfeiçoamento das qualidades que temos, tais como:

  • Comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Autoconhecimento;
  • Equilíbrio emocional;
  • Bom senso;
  • Capacidade de processar feedback;
  • Empatia.

Nesse contexto, compreendemos que o gestor escolar, além de todas as suas atribuições burocráticas, precisa desenvolver a competência interpessoal para estabelecer relacionamentos e uma liderança saudável.

Benefícios do bom relacionamento interpessoal

  • Fortalecimento do desempenho profissional;
  • Conduzem as equipes e as pessoas a atingirem objetivos e metas;
  • Agregam valor à instituição  de ensino;
  • Criam ambientes agradáveis de trabalho;
  • Geram maior cooperação.

Sua escola pode ter tudo de última geração em estrutura física, material didático e tecnológico, mas o único recurso capaz de juntar todos e levar a instituição ao sucesso é o ser humano.

Somente as pessoas são capazes de dar vida a uma escola ou empresa.

Por isso, é fundamental que o gestor escolar tenha uma visão e atuação que valorize a relação interpessoal de qualidade, criando uma boa comunicação com a equipe e toda a comunidade escolar.

Indico o artigo Recursos Humanos na Escola: 9 Ações que podem ser aplicadas, com informações e dicas importantes.

Como construir relacionamentos interpessoais saudáveis ?

É importante lembrar  que as pessoas são racionais, cognitivas e emocionais.

Portanto, não aceitarão serem vistas apenas como meio para a instituição chegar a um objetivo.

Cada ser humano tem objetivos próprios, mas compreendem que em um estabelecimento de ensino deverão atuar conforme as regras e os procedimentos estabelecidos.

Algumas atitudes atuam contra o relacionamento saudável.

  • Autoritário que grita, destrata e ofende;
  • Faz comparações entre as pessoas de modo a denegrir a atuação ou trabalho de outro;
  • Não aceita receber ou lidar com feedback construtivos ou negativos resultado de suas ações;
  • É ofensivo em suas palavras;
  • Totalmente controlador  e impositivo.

Os comportamentos e atitudes listados acima afetam muito a qualidade de vida e do trabalho.

5 pontos para construção de um relacionamento interpessoal

1.   Buscar entender o comportamento dos indivíduos ao nosso redor;

2.   Aceitar o outro como ele é;

3.   Saber que desafios surgirão na relação e terão que ser gerenciados de forma positiva;

4.   Ter uma boa comunicação com todos;

5.   Valorizar o trabalho das pessoas lideradas.

“Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”. (Elizangela Bispo Rocha – autora)

Em uma instituição de ensino, um dos fatores que colaboram para a realização favorável das relações interpessoais é o trabalho em equipe.

Logo, estabelecer um relacionamento interpessoal saudável é tão importante quanto as atividades educacionais desenvolvidas pela escola.

Os artigos Gestão pedagógica: seu foco e atuação e  ISO9001: Os benefícios da certificação para as escolas apresentam dicas que contribuirão na melhoria dos resultados para sua instituição. Acesse e confira! 

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO SUCESSO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A qualidade da comunicação é um diferencial e os gestores devem facilitar as informações, objetivando melhores resultados da equipe.

Em vista disso, cabe ao gestor escolar estar atento às atitudes da equipe e às suas perante eles, para que possa direcionar a atuação de todos.

“Quando lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com criaturas de lógica, mas com criaturas de emoção” (Dale Carnegie – escritor americano)

7 ações e atitudes necessárias para excelência na comunicação

1.   Ter compreensão perante o comportamento do outro;

2.   Ser sensível à comunicação não verbal;

3.   Ver, ouvir e sentir o que está sendo comunicado pela outra pessoa;

4.   Ser autêntico, sem magoar a pessoa;

5.   Manter debates abertos;

6.   Compartilhar informações de forma clara e direta;

7.   Usar dados concretos como base para tomada de decisões, evitando atitudes equivocadas que venham a gerar desconfiança em sua equipe.

Barreiras existentes na comunicação que podem dificultar as relações interpessoais.

  • Desconfiança;
  • Diferenças de percepção;
  • Inconsistência na comunicação verbal e não-verbal;
  • Diferenças de linguagem;
  • Reações emocionais (as emoções influenciam a maneira de compreender ou passar a mensagem);

4 dicas para superar as barreiras da comunicação

1.   Observe o ponto de vista do indivíduo com o qual está se relacionando;

2.   Aceite as reações emocionais como parte da comunicação, isso poderá exigir de você mudança no seu próprio comportamento;

3.   Seja sempre honesto e faça uso das boas intenções, assim superará as desconfianças;

4.   Evite transmitir mensagens incorretas, seja claro ao dizer ou questionar algo.

O que uma ótima comunicação proporciona

  • Gera informação de qualidade para condução das tarefas.
  • Estimula boas atitudes  nos indivíduos.
  • Proporciona  melhor compreensão das informações refletindo  na  execução  das atividades.
  • Promove motivação, cooperação e satisfação das pessoas em seus cargos.

Como estabelecer um bom relacionamento interpessoal

  • Coloque-se no lugar do outro, isso significa empatia;
  • Adapte sua fala conforme a pessoa com a qual está se comunicando;
  • Abrace as diferenças. Aprenda a lidar com as múltiplas personalidades que compõem a sua equipe.
  • Evite discussões, o pior caminho é quando tentamos impor algo ao outro.

A implantação do Sistema de Gestão Escolar (ULTRAMAX) contribui para uma boa liderança

Você, gestor escolar, e eu, sabemos que o gerenciamento de uma instituição de ensino demanda muitas ações e não é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, implantar ou já ter um ótimo sistema de gestão trará benefícios, como a otimização do tempo e das tarefas que todos precisam desenvolver.

Um dos benefícios está em poder dedicar mais tempo à liderança e acompanhamento de toda equipe e clientes, contribuindo para criação do que estamos tratando neste artigo, relacionamentos interpessoais saudáveis e positivos.

Para saber a respeito dos benefícios de um sistema de gestão escolar, deixo como dica a leitura do artigo O que um bom sistema de gestão escolar deve ter.

Ah, vamos lembrar que todas as ações e dicas compartilhadas, aqui no blog, estão focadas na contribuição do crescimento e sucesso da sua instituição de ensino.

Conclusão

O gestor escolar não conduz a instituição de ensino sozinho, mas como líder é a referência de toda equipe e essa, um reflexo da sua liderança e do relacionamento construído.

É necessário compreender que valorizar e estabelecer uma ótima relação interpessoal com as pessoas gera mais satisfação e comprometimento com o trabalho e a instituição.

A relação interpessoal no ambiente de trabalho é muito importante, por impactar nos resultados que a escola terá ao longo de um determinado período.

O trabalho em equipe, quando bem acompanhado e desenvolvido, com  métodos de gestão eficaz resulta em sucesso, aumentando o desempenho e a motivação dos colaboradores e crescimento das instituições de ensino.

 “As pessoas quase nunca chegam ao sucesso se não sentirem prazer no que estão fazendo” (Dale Carnegie – escritor americano).

Compreendo se você disser que vê como um desafio desenvolver bons relacionamentos interpessoais, mas lembre-se: esse desafio tem solução e você é capaz.

Agora, se desejar, faça a si mesmo as perguntas: como estão as minhas relações interpessoais? Como posso desenvolver e melhorar o meu relacionamento interpessoal?

Até a próxima e deixe nos comentários as respostas que você chegou para as perguntas acima.

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Economista e Consultora em Gestão Escolar

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