xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

ISO 9001: Os Benefícios da certificação para as escolas

ISO 9001: Os Benefícios da certificação para as escolas

ISO 9001: Os benefícios de sua certificação.

Você, certamente, já teve contato com a sigla SGQ ISO 9001, ou ouviu falar em Certificação ISO 9001 para empresas e indústrias, não é mesmo?

 Mas e o setor educacional (escolas de pequeno, médio ou grande porte)? Ele também pode implantar um sistema de gestão da qualidade e conquistar a Certificação ISO 9001?

 Sim, as instituições de ensino podem ser auditadas e receber a certificação ISO 9001.

 Sabendo que a escola é uma empresa, ela requer um gerenciamento e acompanhamento de todos seus processos contribuindo para sua estabilidade no mercado.

E mais: qualquer instituição de ensino poderá se certificar no ISO, independente do seu porte, já que os seus requisitos são genéricos.

Quer saber tudo que sua escola precisa para ter para ser certificada e receber vários benefícios?

Então continue lendo esse artigo.

ISO 9001: o que é?

A sigla ISO significa “International Organization for Standardization”  ou em português “Organização Internacional de Normalização – ISO”, e se trata de  uma organização internacional independente, fundada no ano de 1946 em Londres, atualmente com sede em Genebra, Suíça, associada a 165 organizações de padronização pelo mundo. Os países podem ter apenas uma entidade no grupo, sendo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a representante no Brasil.

Como divulgado pela organização: “ISO é derivado do grego ‘isos’, que significa igual. Seja qual for o país, seja qual for o idioma, estamos sempre ISO.” (https://www.iso.org/home.html)

Em linhas gerais, pode se entender que a ISO significa uma padronização de ordem técnica.

ISO 9001 – A gestão escolar é fundamental

Sistema de gestão é o modo como a escola é administrada, gerenciada em todos os seus setores, ou seja, do pedagógico ao administrativo, focando nos objetivos e nas metas estipuladas.

O padrão do sistema de gestão dependerá da situação específica de cada instituição de ensino.

Sendo assim, quando se pensa em implantação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, a instituição educacional que já trabalha com seus pilares de gestão estruturados terão um processo mais ágil, porém não menos trabalhoso.

Para mais informações sobre o assunto, leia o artigo  Gestão escolar e os seus pilares de sustentação.

Qual o propósito da ISO?

O principal propósito da ISO é de desenvolver normas aplicáveis em todo mundo para que qualquer empresa ou instituição possa, independente do porte ou ramo, implantar o SGQ – ISO 9001.

Por que implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001?

A ISO 9001 detalha os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) objetivando garantir a melhora contínua dos processos, agilidade no desenvolvimento e entrega de produtos ou serviços tendo foco na satisfação do cliente que, consequentemente, trará sucesso à instituição.

Dessa maneira, um dos processos necessários para a implantação da certificação é documentar a cultura da escola, seu histórico e processos, inclusive a coleta e armazenamento de dados.

No momento que todas essas informações são apresentadas, organizadas e analisadas serão identificadas várias questões, desde as falhas em processos, que podem estar sendo repetitivos, ações sem retorno ou procedimentos que estão dando resultado.

Uma instituição com certificação ISO 9001:2015 está garantindo aos clientes que seus serviços são confiáveis e de qualidade, pois foi auditada, comprovando que atua seguindo normas internacionais, utilizando processos que passam por melhoria contínua e tendo a alta direção (gestor escolar) participando e acompanhando o sistema.

Portanto, a implantação do SGQ – ISO 9001:2015 ajudará o gestor na identificação e correção de processos improdutivos ou aperfeiçoamento de algo positivo dentro do ambiente escolar, mantendo a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, a satisfação dos clientes, que é o foco da ISO 9001.

E mais: é importante ressaltar que outro ponto positivo para uma boa gestão da qualidade é ter processos automatizados.  Os oferecidos pela ULTRAMAX SISTEMAS são um bom exemplo.

Para saber mais e começar a preparar sua escola sugiro a leitura do artigo O que um bom sistema de gestão escolar deve ter.”

7 princípios base de gestão da qualidade na norma ISO 9001

Você quer saber como, independente do porte da sua instituição de ensino, poderá  entregar qualidade e ter seus clientes satisfeitos?

São 7 os princípios estipulados na norma ISO 9001:

1.    A satisfação do cliente, atual ou novo, deve ser seu foco.

2.  Liderança comprometida capaz de envolver as equipes na busca dos objetivos e metas estipuladas.

3.    Engajamento de todas as pessoas que compõem seu time.

4.  Abordagem do processo, entender a funcionalidade das atividades e tratá-las como processos.

5.    Melhoria contínua dos processos focando entregar qualidade e valor ao cliente.

6. Tomada de decisão baseada em evidência, ou seja, em indicadores e dados concretos da realidade.

7. Gestão de relacionamento – esteja próximo e em contato com seus fornecedores, gerenciá-los também é fundamental para ambos.

Quais os benefícios com a implantação de um SGQ – ISO 9001:2015?

Posso afirmar que serão vários os benefícios que a escola terá com a implantação de um sistema de gestão da qualidade, entre eles está o diferencial competitivo que a certificação representa.

Logo, ter uma certificação nas normas ISO 9001:2015 com a implantação de um SGQ demonstra que a qualidade do serviço prestado, em sua instituição, possui reconhecimento nacional e internacional por seguir e aplicar as normas de gestão e relacionamento com toda comunidade escolar (clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros)

Terá, também, benefícios como:

  • Agilidade nos processos, a partir da padronização e definição de responsabilidades, além do planejamento e controle dos processos. Dessa forma, exclui-se o retrabalho da rotina escolar.
  • Aprimorar o fornecimento dos serviços. Nesse quesito, a implementação de um sistema automatizado contribui significativamente. Conte com a ULTRAMAX SISTEMAS para a implementação de um sistema de Gestão Escolar completo.
  • Minimizar custos com o uso mais eficiente dos recursos disponíveis e, com isso, melhorar o desempenho financeiro.
  • Reduzir riscos de acidentes com pessoas no interior da escola.
  • Desenvolvimento dos colaboradores por meio de treinamentos e políticas que visam valorizar as equipes. Isso refletirá no atendimento e prestação de serviços ao cliente.
  • A instituição se tornará mais competitiva no mercado.

 O que fazer para obter a certificação ISO 9001?

É necessário:

  1. Saber quais são os seus objetivos, o que te motiva a implantar o padrão ISO.
  2. Certifique-se que todos os membros envolvidos estarão comprometidos com o processo de implantação. Isso é válido da alta direção até o encarregado da manutenção e limpeza.
  3. Identifique as necessidades de seus clientes, os principais colaboradores que atuarão com vocês e os custos para implantação.
  4. Para implementar os requisitos da ISO 9001, recomendo a contratação de um consultor em sistema de gestão ISO;
  5. Passar por um processo de auditoria interna, que será feita pelo consultor contratado, analisando a necessidade de adaptação em alguns processos para, então, realizar os próximos procedimentos;
  6. Contratação de uma certificadora autorizada, pesquisando e avaliando as disponíveis no mercado, garantindo que a escolhida é autorizada e credenciada pelos órgãos competentes de certificação nacional e internacional.
  7. Passar por auditoria de certificação, comprovando que a escola está em conformidade com todos os requisitos da norma.
  8. Estando em conformidade, a empresa certificadora realizará os procedimentos legais de comunicação aos órgãos competentes para emissão do certificado e selo.
  9. Realizar auditorias com a certificadora anualmente, garantindo a integridade do sistema de gestão.
  10. Garantir a manutenção da certificação realizando auditoria a cada 3 anos.

 Assim sendo, conheça os recursos disponibilizados pela Ultramax Sistemas que farão diferença em um processo de certificação, auxiliando você e toda a equipe, uma vez que dados e indicadores são fundamentais para um sistema de gestão da qualidade ISO 9001. Clique aqui e leia sobre o assunto “CRM: Porque a sua escola deve implantar essa estratégia?”

Conclusão

Resumidamente, a implantação do sistema trará melhoria para gestão escolar e aumentará a satisfação do cliente. Logo, adotar um SGQ é também uma decisão estratégica.

Contudo, é necessário passar por um processo detalhado de verificação dos processos e aplicação dos princípios estipulados pela ISO 9001, o que demandará empenho e dedicação do gestor escolar e  sua equipe.

Então, nesse processo, toda comunidade escolar ganhará. A escola tem perspectiva de maior lucratividade, o cliente possui a garantia da prestação de serviços de qualidade, os colaboradores atuam em processos que estão em melhorias contínuas e os fornecedores atendem uma escola de sucesso e reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus serviços.

Os pais que buscam qualidade de ensino olham diferente para uma escola que tem o selo de Certificação ISO 9001:2015.

Agora, compartilhe comigo nos comentários: sua escola tem a certificação ISO 9001?  Se não, pretende implantar?

+ posts

Economista e Consultora em Gestão Escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange