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Os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio – saiba sobre

Os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio – saiba sobre

Você já ouviu falar sobre os itinerários formativos e como eles impactam a grade curricular do Novo Ensino Médio?

O ano de 2021 chegou e muitas escolas já estão se preparando para a implementação do Novo Ensino Médio e com isso podem surgir muitas dúvidas de como se dará esse procedimento.

Dando continuidade à temática sobre o que sua escola precisa saber para começar a implementação do Novo Ensino Médio, vou abordar a respeito da Base Nacional Comum Curricular e o Itinerário Formativo.

Então, para saber mais sobre esse assunto tão importante para você dono de escola, gestor escolar ou membro de equipe administrativa de instituição de ensino, continue lendo esse artigo.

Itinerários Formativos e Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a LDB. Sendo um documento que serve para regulamentar a base curricular essencial para serem desenvolvidas em todas as escolas brasileiras desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, sejam elas publicas ou privadas, com uma carga máxima total de 1.800 horas.

Dessa forma, a ideia principal é estabelecer a igualdade do ensino de todas as instituições do território nacional, com as diretrizes de conteúdos indispensáveis de maneira a garantir a formação básica comum.

A discussão sobre o Novo Ensino Médio não é nova, pois desde o ano de 1988 com o advento da Constituição Federal, se discute novas maneiras de trazer a vida estudantil da criança e o adolescente a interdisciplinaridade com novas técnicas e abordagens.

Assim sendo, a BNCC coloca que o processo educacional tem a obrigação de promover o aprendizado pautado nas necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes,  considerando a diversidade existente entre os  jovens, como a cultural.

Portanto, as escolas de Ensino Médio precisam oferecer um ensino que possibilita ao aluno definir seu projeto de vida de forma global, ou seja ao estudo, trabalho e a vida.

As escolas possuem autonomia para elaboração dos seus currículos e projetos pedagógicos, mas devem respeitar a diversidade e as realidades locais.

É importante lembrar que, como consta na BNCC o aluno poderá escolher as áreas do conhecimento que deseja se aprofundar, além de garantir uma formação técnica e profissional que o auxilie a ingressar no mercado de trabalho.

Autonomia das escolas

Importante mencionar que as escolas possuem autonomia para elaboração dos seus currículos e projetos pedagógicos, mas devem respeitar a diversidade e as realidades locais, observando a carga total máxima de 1.200 horas referentes aos Itinerários Formativos e 1.800 horas destinados à Base Nacional de no total 3.000 no currículo completo.

Sendo assim, saliento que, como consta na BNCC o aluno poderá escolher as áreas do conhecimento que deseja se aprofundar, além de garantir uma formação técnica e profissional que o auxilie a ingressar no mercado de trabalho.

A BNCC para o Ensino Médio, como poderá ver a seguir, está organizada por áreas do conhecimento, com a finalidade de integrar dois ou mais componentes (disciplinas) do currículo. As áreas do conhecimento definidas na BNCC são:

• Linguagens e suas Tecnologias;

•  Matemática;

•  Ciências da Natureza; 

• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para saber mais sobre o assunto, acesse: Novo Ensino Médio: o que sua escola precisa saber.

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos, também são chamados como currículo flexível, e representam um conjunto de disciplinas que os estudantes irão poder escolher de acordo com a sua aptidão.

Dessa maneira, os Itinerários Formativos substituem a distribuição tradicional das 13 disciplinas que costumavam compor os 3 anos do Ensino Médio.

A principal função dos Itinerários Formativos é proporcionar ao aluno o aprofundamento das aprendizagens que mais se aproximam do seu perfil, aptidão e interesse, como também o desenvolvimento da autonomia e senso de ética pessoal e profissional.

Itinerários Formativos: na prática.

A ideia central é que o aluno desde o Ensino Médio tenha maior contato com área que pretende seguir no Ensino Superior, e de imediato já construa uma boa base de conhecimento que o incentivarão a prosseguir com os estudos.

Assim, os Itinerários Formativos podem ser cursados por meio projetos, oficinas, núcleo de estudo e demais atividades teóricas e práticas de acordo com a área escolhida pelo aluno.

A ideia é que as disciplinas que compõem os itinerários formativos não precisam ter um ano de duração, de maneira que a escola poderá optar se vai ser de um semestre ou um mês, por exemplo.

No guia elaborado e divulgado pelo MEC, a respeito do Novo Ensino Médio, temos as possibilidades de escolha nos itinerários:

Itinerários Formativos: a escola que decide quantas disciplinas serão ofertadas

Como citei anteriormente as escolas poderão escolher como serão seus itinerários, podendo ser:

  • Apenas obrigatórias;
  • Obrigatórias e eletivas; ou
  • Somente as eletivas.

Assim, a escola poderá disponibilizar as disciplinas que compõem a grade do currículo do Itinerário Formativo de maneira ampla, permitindo que o aluno tenha maior poder de escolha de como irá compor a sua carga horária. Ex: A escola fornece ao aluno um rol de disciplinas e o aluno que escolhe a área de exatas pode escolher fazer uma disciplina de 20 horas de laboratório de química e fazer 30 horas de matemática aplicada.

Mas também, a escola pode optar por uma grade um pouco mais fixa, pré-determinando as matérias que deverão ser cursadas pelo aluno naquele período dentro da sua área. Ex. a escola dispõe de 5 disciplinas na área de exatas, e o aluno terá que cursar essas disciplinas determinadas pela escola.

Uma dica importante é que as escolas podem firmar parcerias com outras instituições de ensino para ofertas de diferentes itinerários formativos, para justamente aumentar a quantidade de disciplinas a serem ofertadas.

Outra questão interessante do Novo Ensino Médio diz respeito a carga horária – como já comentei anteriormente, a carga horária máxima será de 3 anos, mas a escola pode organizar a carga horária anual de acordo com seu interesse.

Veja: A escola fica obrigada a distribuir as 3.000 horas (sendo as 1800 horas da BNCC + 1200 horas dos itinerários) em 1.000 horas/ano. Mas tem autonomia em decidir como vai dividir essas 1.000 horas/ano entre Itinerários Formativos e Formação Básica.

Para ilustrar melhor, veja a imagem extraída do Guia de Implementação do Novo Ensino Médio em que o amarelo representa a Formação Geral Básica e o roxo representa os Itinerários Formativos:

Amarelo: FORMAÇÃO GERAL BÁSICA Roxo: Itinerário Formativo

Como um bom sistema de gestão escolar poderá te ajudar

Para implantação, acompanhamento e monitoramento de todo esse processo relacionado ao Novo Ensino Médio, o sistema de Gestão Escolar Ultramax  possui as ferramentas necessárias para que a sua escola possa cadastrar as novas disciplinas de acordo com a BNCC, pois disponibiliza várias soluções educacionais em tecnologia, além de ser um sistema utilizado e adaptado para instituições com certificação ISO-9001.

Tenha mais informações sobre sistema de Gestão Escolar lendo o artigo “O que um bom sistema de gestão escolar deve ter.” e inove a sua escola.

Conclusão

As mudanças aplicadas ao Ensino Médio e que são direcionadas pela BNCC tem como objetivo promover a igualdade no sistema educacional e proporcionar uma formação integral aos educandos. Com isso, espera-se uma mudança na sociedade fazendo com que ela seja mais justa, democrática e inclusiva.

A educação, em todas as escolas, deve estar focada no desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades de cada aluno, conforme rege a BNCC.

Portanto, é fundamental que as escolas se ajustem às novas regras e diretrizes, sempre com foco na qualidade do ensino que está oferecendo ao aluno.

Agora, deixe sua opinião a respeito da BNCC e o novo Ensino Médio nos comentários, vou gostar de ler.

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Economista e Consultora em Gestão Escolar

4 Comments
  1. Cristina disse:

    Gostaria de saber sobre as aulas de educação física para o novo ensino médio:

    Elas devem ser na grade?
    Podem ser oferecidas no contra turno?
    Aula de educação física é obrigatória ou opcional?

    1. Brígida Riccetto disse:

      A Matéria de Educação física ainda é uma disciplina obrigatória na grade curricular segundo o MEC. Em alguns casos apenas, será facultado ao aluno a sua dispensa. Dá uma olhada na Lei 9.394/96, artigo 3o e incisos I a VI para saber mais. Podem ser oferecidos no contraturno sim.
      Sim, as disciplinas compõem a grade curricular, todavia a escola poderá escolher quais disciplinas deseja compor os itinerários.

      1. Katia disse:

        Boa tarde, gostei da sua matéria e o que mais me chamou a atenção
        foi seu nome que é bem parecido com o meu, Kátia Sueli Ramalho Carneiro Gentil.
        Parabéns!
        Atenciosamente

        Meu e-mail é katiagestaoescolar@gmail.com

  2. Aqui é a Solange De Oliveira, gostei muito do seu artigo
    tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

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