xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

Recursos Humanos na Escola: 9 Ações que podem ser aplicadas

Recursos Humanos na Escola: 9 Ações que podem ser aplicadas

Tendo em mente que a educação atua com foco no ser humano e sabendo que as pessoas são o recurso mais importante da escola, trago o assunto “A importância dos Recursos Humanos na Escolar”.

Independente do porte, pequena, média ou grande, é necessário olhar, acompanhar e zelar por todos os profissionais que ali estão, diariamente, atuando para que a instituição atinja as metas estipuladas no planejamento.

No entanto, cada colaborador e professor possuem conhecimentos, valores, atitudes, vontades, capacidades, comportamentos e motivações únicas, e esse conjunto, de alguma forma, influenciará o ambiente de trabalho da escola.

Isso nos leva a uma questão que você e eu devemos lembrar sempre: o que não se mede, não se gerencia.

Portanto, o sucesso da sua escola depende de vários pilares, entre eles: o planejamento pedagógico, financeiro e do pessoal (da faxina aos professores, gestores e diretores) que atuam na sua escola. 

Sendo assim, é fundamental acompanhar e gerenciar as pessoas que ajudam a escola a existir, medindo, inclusive, o nível de satisfação delas.

Quer saber mais sobre planejamentos e atingir metas? Sugiro ler os artigos: GESTÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: 3 AÇÕES NECESSÁRIASGESTÃO PEDAGÓGICA: seu foco e atuação.

Por que Gestão de Recursos Humanos na escola?

Recursos Humanos na escola: o papel essencial na condução dos treinamentos e capacitação da equipe.

Um ponto em comum entre a escola e uma empresa é que ambas podem oferecer um produto ou serviço de qualidade, mas isso dependerá muito das pessoas que estão envolvidas nos processos e da consciência que cada uma tem do papel que desenvolve na instituição.

Assim sendo, zelar, acompanhar, dar treinamento, capacitar, promover e medir a satisfação do seu colaborador fará com que ele se sinta reconhecido, percebendo que sua função e trabalho fazem a diferença e está contribuindo para o bem de todos.

Sabemos que colaboradores desconectados da vida escolar e desmotivados trazem prejuízos para a instituição.

Então, capacitar as pessoas promovendo seu bem estar no ambiente profissional, com ferramentas e condições de trabalho adequadas e amigáveis é fundamental para a escola.

Responsabilidade e ações dos Recursos Humanos

  1. Atuará motivando as equipes e seus profissionais, promovendo o engajamento de todos em prol de atingirem as metas estabelecidas no planejamento escolar;
  2. Mostrar aos colaboradores e professores a possibilidade de promoções;
  3. Distribuição das tarefas de forma organizada e adequada entre os colaboradores;
  4. Assegurar satisfação no desempenho das atribuições a todos que atuam na instituição;
  5. Ter um processo seletivo estruturado assegurando qualidade ao procedimento, objetivando minimizar falhas na contratação;
  6. Definir a descrição de função dos cargos existentes ou a serem criados na instituição;
  7. Analisar a necessidade da avaliação de desempenho e aplicá-la aos colaboradores e setores, mas lembrando sempre que no caso dos professores é fundamental o acordo dos mesmos;
  8. Realizar atividades e eventos para maior integração entre toda comunidade escolar, criando um ambiente amistoso;
  1. Promover treinamentos necessários e acompanhamento para os casos de:
    • Contratação de novos colaboradores;
    • Colaboradores promovidos ou transferidos de setores;
    • Atualização com novo sistema de gestão e processos tecnológicos ou a implantação de processos que trarão otimização de tempo e mais qualidade de trabalho, como o sistema de gestão da Ultramax Sistemas Inteligentes que oferece às escolas a solução completa para o pedagógico, financeiro e portal do aluno.

Resultados da atuação e ações dos Recursos Humanos

  • Melhora no rendimento das tarefas desenvolvidas por cada membro ou setor dentro da instituição;
  • Aumento no nível de engajamento do pessoal, levando a escola ao crescimento;
  • Maior integração entre todos (professores, administrativos, pais e alunos);
  • Clareza na comunicação tornando-a eficiente.

Lembrando que o resultado das ações junto aos colaboradores e professores refletirão no momento que ocorrer a entrega do seu serviço, seja em sala de aula, atendimento via telefone/ pessoalmente, reunião com pais e outros procedimentos que envolverão escola e aluno ou família.

Convido você a saber mais sobre Gestão Escolar, que tem como um dos seus pilares a Gestão em Recursos Humanos, lendo o artigo: Gestão escolar e os seus pilares de sustentação.

Conclusão

Recursos Humanos na Escola: A Gestão de Recursos Humanos é primordial para qualquer instituição de ensino.
Recursos Humanos na Escola: A Gestão de Recursos Humanos é primordial para qualquer instituição de ensino.

Em resumo, a escola precisa de uma Gestão de Recursos Humanos independente do  tamanho, pois o seu foco são pessoas e para oferecer um serviço de qualidade a seus clientes dependerá do seu quadro de colaboradores e professores.

Somente o planejamento, o material didático, a estrutura, os equipamentos e os meios eletrônicos disponíveis não serão capazes de fornecerem, sozinhos, o que a sociedade espera de uma escola, ou seja, um ensino de qualidade em todos os aspectos.

Crie uma política de contratação, capacitação, desenvolvimento, acompanhamento e remuneração para seus colaboradores.

Fidelize seus professores e colaboradores (clientes internos) e não apenas o cliente externo (pais/alunos).

Faça uso da Gestão de Recursos Humanos na sua escola, aliado a um Sistema de Gestão Escolar da ULTRAMAX, e assim poderá desenvolver competências diferenciadas, destacando-se na região e elevando seu desempenho, o que resultará em crescimento da escola e das pessoas que nela trabalham.

Precisamos lembrar que escola são as PESSOAS e não a infraestrutura, os equipamentos e recursos que possui.

Que você possa, a partir das informações trocadas aqui, fazer mudanças que o ajudem a identificar os talentos que estão no seu quadro de colaboradores e aplicar medidas para retê-los.

Agora, me conta aqui nos comentários: como está a gestão de recursos humanos na sua escola?  Quais ações têm feito a diferença?

Até a próxima, e lembre-se: o que não se mede, não se gerencia.

Taís Cristina Gomes Carneiro Ramalho

Economista e Consultora em Gestão Escolar

+ posts

Economista e Consultora em Gestão Escolar

3 Comments
  1. Elizabeth Barros Fontolan disse:

    Excelente matéria ter conhecimento desses recursos é essencial dentro de uma organização seja ela como voce disse grande, media ou pequena .
    Uma empresa nao funciona se nao tiver o seu bem mais precioso que são as pessoas que sustentam o funcionamento daquela grande maquina chamada empresa, sem elas nada acontece.
    Aqueles gestores / empresarios que entendem e colocam em pratica essas ações conseguem chegar muito mais longe e com excelencia.

    1. Uberdan Alves de Oliveira disse:

      Muito bom!

  2. Uberdan Alves de Oliveira disse:

    Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange