xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

GESTÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: 3 AÇÕES NECESSÁRIAS

GESTÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: 3 AÇÕES NECESSÁRIAS

Hoje vamos falar sobre um tema de suma importância: A Gestão Financeira na Escola e as 3 ações necessárias para o seu bom funcionamento nesse elementar pilar de sustentação.

Dessa forma, há quem pense que uma escola sobrevive somente da GESTÃO PEDAGÓGICA, e que apenas essa garantirá sua sustentação e competitividade no mercado.

Contudo essa não é a realidade e, por isso, compartilharei com você o que precisa saber a respeito de GESTÃO FINANCEIRA ESCOLAR.

É importante ressaltar que, sem o plano pedagógico adequado, a escola não terá um processo educacional eficiente, porém existem outros “pilares” que quando mal gerenciados interferem no resultado do ensino.

Para saber mais a respeito acesse o artigo GESTÃO ESCOLAR E SEUS PILARES DE SUSTENTAÇÃO que está aqui no blog.

Então, para entender o porquê a gestão financeira também deve ser prioridade para sua escola, continue lendo este artigo.

O que é Gestão Financeira Escolar e qual seu objetivo?

Gestão Financeira Escolar: tenha o controle financeiro de sua instituição de ensino.

A gestão financeira é responsável pelo controle e análise de todas as atividades financeiras e recursos arrecadados pela escola.

Assim como ocorre com as empresas, o objetivo da gestão financeira escolar é coletar dados que ajudarão o gestor a planejar e traçar suas metas e objetivos utilizando, da melhor maneira, seus recursos financeiros. 

A escola que não tem, por exemplo, o controle do fluxo de caixa terá dificuldades ao fazer projeções e planos de investimento em melhorias e crescimento.

Quer manter-se competitivo no mercado educacional chegando a ser referência na sua região?

Então faça uso de uma gestão financeira estruturada que dará suporte para manter-se no setor educacional, mesmo em situações adversas, como uma crise econômica.

Como aplicar a gestão financeira na escola?

Comece definindo quem será o responsável pela gestão financeira da escola.

Importante ressaltar que, dependendo do tamanho da escola, o auxílio de outras pessoas e setores (secretaria, cobrança, compras) ou até a contratação de serviços terceirizados será fundamental no gerenciamento financeiro.

Apresento, a seguir, 3 ações necessárias para o gerenciamento financeiro da sua escola.

1. Elaboração do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é indispensável para quem deseja fazer sua escola evoluir de maneira sustentável.

Ao realizá-lo você definirá o quanto pretende ter de despesas e faturamento, além do que investirá e lucrará através da melhor utilização dos recursos disponíveis.

É importante que todas as ações, projetos e metas estejam documentados. Registre em planilhas ou em um sistema de gestão escolar, como o da Ultramax que é seguro e confiável, todos os números e dados da escola.

Dessa forma, junto ao planejamento pedagógico, o financeiro se tornará a base para atuação e sustentação da instituição no mercado educacional.

Isso não quer dizer que estará livre de qualquer problema. Mas, conhecendo e dominando a situação econômica da escola, poderá agir com mais assertividade em situações desafiadoras, como, por exemplo, uma recessão econômica que pode levar à queda no número de alunos e, consequentemente, diminuição da receita.

2. Controle do fluxo de caixa

Contudo, apenas o planejamento não será suficiente no gerenciamento financeiro, sendo também indispensável o acompanhamento e controle constante da entrada e saída de valores da escola, conhecido como fluxo de caixa.

O sistema de gestão escolar da ULTRAMAX disponibiliza recursos que auxiliarão nesse processo de maneira rápida e precisa, com a impressão de diversos relatórios que te ajudarão no controle efetivo do financeiro da instituição.

Darei como exemplo a questão dos inadimplentes, que quando não acompanhados e tratados impactarão diretamente o fluxo de caixa, pois a inadimplência quer dizer menos dinheiro entrando em caixa.

Lembrando que a Ultramax disponibiliza o relatório de inadimplência e o método de cobrança automática.

Quer saber como evitar a inadimplência escolarClique aqui e leia o artigo que escrevi para o blog.

Vale ressaltar que todos os dados e valores lançados no sistema ou na planilha devem ser confiáveis, pois só assim as decisões poderão ser coesas trazendo o resultado desejado.

Portanto, o objetivo do fluxo de caixa é mostrar ao gestor o quanto e como o dinheiro está circulando na escola em um determinado período de tempo (diário, semanal, mensal), dando suporte no planejamento financeiro ou tomada de decisão para médio e longo prazo.

3. Implantação de um sistema de Gestão Escolar Automatizado

Conte com a tecnologia para te ajudar no controle na gestão financeira na escola

Fazer a gestão financeira da escola demanda várias etapas, procedimentos, armazenamento de dados e controles.

Por isso é recomendada a implantação de um sistema de Gestão Escolar automatizado para:

  • Gerenciamento de dados;
  • Controle de recursos financeiros;
  • Execução de atividades.

Conclusão

Conclusão: Entendendo que a Gestão Financeira na Escola é um dos pilares de sustentação de uma instituição, comece desde já a aplicar as medidas aqui mencionadas.

A escola precisa ter a GESTÃO FINANCEIRA, assim como tem o pedagógico, se deseja se estabelecer e crescer no mercado educacional.

Sendo assim, é fundamental compreender a importância do planejamento financeiro, controle do fluxo de caixa e do uso da tecnologia, aliados à gestão pedagógica, pois atuarão na sustentação da escola em situações adversas ou contribuirão para seu crescimento em fase de expansão.

Agora, me diga nos comentários: a sua escola pratica as 3 ações? Se não, quais?

Taís Cristina Gomes Carneiro Ramalho

Economista e Consultora em Gestão Escolar

+ posts

Economista e Consultora em Gestão Escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange