xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

Novo Ensino Médio: o que sua escola precisa saber

Novo Ensino Médio: o que sua escola precisa saber

Desde que o Governo Federal aprovou a Lei nº 13.415/2017, que trata uma reforma para o Ensino Médio, a comunidade escolar teve dúvidas e, agora que o processo de implantação está começando em algumas instituições, muitos ainda buscam compreender melhor como deve funcionar.

Sabemos que o Novo Ensino Médio, direcionado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), entre outras mudanças, traz o aluno como protagonista no seu processo de aprendizagem e elaboração do projeto de vida.

Assim sendo, o artigo está direcionado a você que deseja entender um pouco mais as mudanças criadas pela reforma no Ensino Médio.

Por que reformular o Ensino Médio? 

O Ensino Médio é a fase final da educação básica e de onde os alunos partem para um ensino superior, iniciando uma preparação e trajetória para vida profissional e pessoal.

Nessa fase, todo movimento é focado no mercado de trabalho, no que desejam seguir como profissão e, com isso, vem os planos e metas para vida a partir de então.

No entanto, a realidade no Brasil não é igual para todos os estudantes, o que levou à discussão da necessidade de uma reforma na educação, focada no Ensino Médio. Dessa forma, foram criadas políticas e ações que permitissem as modificações necessárias.

As principais mudanças no Ensino Médio

  1. Flexibilização curricular por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  2. Formação técnica e profissional no Ensino Médio, possibilitando ao aluno fazer um curso técnico junto com curso de Formação Inicial e Continuada (FIC).
  3. Ampliação e distribuição da carga horária – passará de 2.400 horas para o mínimo de 3.000 horas.
  4. Escolha por itinerários formativos. A escola, dentro das suas particularidades, deve oferecer ao educando caminhos distintos e ajustados aos seus projetos de vida e preferências de estudo.
  5. O foco passa a ser a competência do aluno, uma vez que as habilidades, conhecimentos, valores e atitudes estarão integrados à grade curricular e a soma do trabalho realizado atuará para o desenvolvimento de competências para a vida do educando.

Saiba mais a respeito dos Itinerários Formativos, leia o artigo Os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio – saiba sobre.

O ensino, até então conhecido com conteúdos obrigatórios de 13 disciplinas para os três anos do Ensino Médio, passará a ter um currículo com 4 áreas de conhecimento, sendo elas:

A divisão permite criar estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas, dando ao aluno a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades.

Caberá à escola incentivar, orientar e acompanhar os alunos para que possam construir sua trajetória de vida partindo das escolhas que farão no Ensino Médio, baseado nas habilidades e interesses que possuem nas áreas apresentadas.

A formação integral do aluno é o ponto primordial para escola, que tendo liberdade para construir a grade curricular, poderá encontrar novas formas de organização para trabalhar as disciplinas aliadas aos demais componentes da grade.

A mudança na carga horária

Esse processo tem a carga horária obrigatória mínima de 3.000 horas divididas da seguinte forma:

  • 1.800 horas devem ser exclusivas ao estudo das áreas que compõem a BNCC;
  • 1.200 horas focadas para aprofundar a aprendizagem nas áreas de conhecimento e escolha do aluno.

Dentro desse novo contexto, está evidente a participação da escola na formação integral do educando enquanto pessoa, pois será trabalhada a formação intelectual, além do desenvolvimento físico, socioemocional e cultural.

A formação geral e integral dos alunos é assegurada conforme consta na BNCC e, portanto, deve fazer parte de todas as propostas para o Novo Ensino Médio, levando as escolas a implantarem currículos flexíveis e atividades ligadas ao desenvolvimento do projeto de vida dos alunos.

Conforme consta no guia do MEC: “As redes terão autonomia para definir os itinerários oferecidos, considerando suas particularidades e os anseios de professores e estudantes. Esses itinerários podem mobilizar todas ou apenas algumas competências específicas da(s) área(s) em que está organizado.

Até 2022, o Ensino Médio deve estar dentro das novas regras em todas as escolas, com o objetivo de garantir ensino de qualidade e igualitário a todos os alunos.

O papel da escola na decisão do aluno

A escola tem um papel fundamental neste momento de mudança, sobretudo no que diz respeito a orientação na etapa de escolha dos itinerários formativos.

Dessa forma, é crucial que a instituição apresente aos alunos de maneira detalhada, todas as informações sobre o que envolve cada um dos itinerários formativos, para que os alunos possam refletir a respeito de seus interesses, aptidões e anseios.

A iniciativa pode ser feita por meio de debates, palestras e eventos que propiciem ao aluno a oportunidade de questionar, refletir e decidir com calma a respeito de qual área do conhecimento pretende seguir.

Certamente a temática contará com a mobilização de gestores e professores para criação do canal aberto a fim de proporcionar ao aluno uma boa experiência e o exercício da autonomia nessa importante decisão.

Saiba mais sobre GESTÃO PEDAGÓGICA: seu foco e atuação

Dicas para esse momento de implantação do Novo Ensino Médio

Seguem algumas dicas que poderão auxiliar a escola no período de integração ao novo Ensino Médio e os desafios que surgirem.

●      Crie um planejamento com cronograma (datas e períodos) estabelecendo caminhos e ações necessárias para implantação do novo processo.

●      Conversem muito (gestor, professores e equipe pedagógica) e alinhem o planejamento estratégico da escola, analisando quais itinerários formativos serão disponibilizados.

●      Verifique os recursos e os investimentos financeiros que serão necessários aplicar na implantação do Novo Ensino Médio.

●      Busque informações e esteja adaptado à nova realidade determinada na lei e nas diretrizes para o Novo Ensino Médio.

●      Mantenha um canal aberto de comunicação com pais e alunos para esclarecimento de dúvidas. Assim manterá a confiabilidade e credibilidade da escola junto à comunidade escolar.

Analise a realidade escolar para compreender seus limites e dos professores nesse processo de implantação.

Como o sistema de Gestão Escolar Ultramax pode ajudar

O sistema de Gestão Escolar da ULTRAMAX disponibiliza várias soluções educacionais em tecnologia, e além de ser um sistema  utilizado e adaptado para instituições com certificação ISO-9001, também possui as ferramentas necessárias para que a sua escola já possa cadastrar as novas disciplinas de acordo com os itinerários do Novo Ensino Médio.

Dessa forma, é imprescindível que a sua escola além de se atentar às questões pedagógicas na implementação do Novo Ensino Médio, deve também poder contar com um excelente sistema de gestão que esteja em consonância com as expectativas e inovações de sua instituição.

Saiba mais sobre O que um bom sistema de gestão escolar deve ter.

Conclusão: As mudanças com a implantação do Novo Ensino Médio

As mudanças foram pensadas e analisadas partindo da necessidade de igualdade na qualidade de ensino oferecida aos alunos de toda rede educacional de ensino.

Com isso, criou-se novas diretrizes e uma nova base, à qual todas as escolas devem se ajustar até o ano de 2022.

Sendo assim, tratei nesse artigo as mudanças que devem ser implantadas pelas escolas bem como algumas dicas para esse momento de transição e implantação.

Uma coisa é fato: buscar por informações e conhecimentos é fundamental para o enfrentamento dos desafios, até hoje apresentados, bem como para a implantação das mudanças determinadas para o Ensino Médio.

Agora, quero saber: sua escola está preparada para a implantação? Ou já implantou o novo Ensino Médio?  

+ posts

Economista e Consultora em Gestão Escolar

7 Comments
  1. Edna Alcântara- disse:

    Muito interessante, gostaria de saber mais!

    1. Brígida Riccetto disse:

      Que bacana, Edna!! Obrigada pelo seu comentário!! Podemos continuar a abordagem desse tema tão importante para as escolas!! 🙂

  2. Ana Maria de Souza e Brito disse:

    Parabéns pelos esclarecimentos. Preciso saber muito mais. Trabalho com ensino médio.

    1. Brígida Riccetto disse:

      Agradecemos seu contato.
      Sugiro que acesse o guia criado pelo MEC http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/Guia.pdf , mas busque também as devidas orientações com os órgãos responsáveis pelo setor educacional da sua região.
      Sabemos que, como consta no guia, as escolas deverão se ajustar a BNCC além de optar por um itinerário formativo até 2022.
      Aliás, escrevemos mais a respeito em nosso novo artigo, acesse: Os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio – saiba sobre

      Desejamos sucesso!

  3. Lígia disse:

    Interessante o artigo..faço parte do Laboratório de Currículo na área de Linguagens, especificamente em Inglês. O.que vcs teriam para me ajudar?

    1. Brígida Riccetto disse:

      Legal, Lígia! Entraremos em contato para maiores informações. Obrigada pelo seu comentário.

    2. Brígida Riccetto disse:

      Boa tarde, Lígia. Acesse nosso novo artigo Os Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio – saiba sobre.
      Mencionamos que a escola tem autonomia na criação de atividades, laboratórios, e carga horária de cada disciplina.

      Obrigada pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange