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Retorno às aulas: ações que contribuirão para o controle e combate à COVID-19

Retorno às aulas: ações que contribuirão para o controle e combate à COVID-19

O retorno às aulas presenciais: ações que contribuirão para o controle e combate à COVID-19.

Em meio ao combate da pandemia, está causando medo, apreensão bem como dúvidas entre toda sociedade, incluindo a escolar (alunos, pais, professores e colaboradores).

Porém, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da vacina aliado às medidas de prevenção gera esperança na retomada gradual de uma rotina suspensa há meses. 

Mesmo desejando que as crianças voltem às aulas, algumas questões preocupam as famílias, por isso cobraram um posicionamento e informações das escolas.

Continue lendo para saber as medidas que a sua escola poderá adotar e assim, ficar preparada para o retorno às aulas.

Dúvidas quanto ao retorno às aulas e a Covid-19

Apenas você, gestor, e sua equipe sabem a quantidade de questionamentos recebidos e que ainda surgem das famílias, professores bem como colaboradores em relação às medidas de prevenção e combate à COVID-19 aplicadas para a retomada das aulas presenciais. 

A sociedade ainda tem dúvidas e o dia a dia, após a reabertura com aulas presenciais, dará algumas das respostas desejadas.

  • Como será a retomada das aulas em relação ao número de alunos?
  • Quais medidas de prevenção foram implantadas pela escola?
  • Como será feito o distanciamento dos alunos dentro da sala de aula?
  • Cursos e atividades extracurriculares, após o horário de aula, voltarão ao normal?
  • Os espaços físicos (salas de aula e praça de alimentação) foram modificados para manter o distanciamento?
  • E por fim: todos os profissionais estão treinados e preparados? 

Portanto, fica evidente a importância de divulgar o plano de ação e o protocolo de saúde implantado ou o que ainda pode ser aplicado, passando segurança e confiança a toda comunidade escolar. 

Planejamento para controle e combate ao vírus no ambiente escolar

Retorno às aulas e a Covid-19
Créditos da imagem: www.afp.com/pt

A pandemia fez com que algumas escolas sofressem demais, em todos os setores, pois ainda não tinham um plano de gestão escolar definido ou aplicável para momentos de crises.

As que tinham e atuavam sobre o seu plano estão conseguindo, também com dificuldades, se prepararem para o retorno. 

Tenha mais informações sobre esse assunto lendo o artigo Gestão escolar e os pilares necessários para a sua sustentação.

Um sistema automatizado de gestão escolar da ULTRAMAX será essencial nas instituições com a retomada das aulas presenciais, pois permitirá manter de forma segura, clara e rápida algumas ações importantes de combate e prevenção ao vírus, tais como:

  • Controle das atividades gerais da escola;
  • Comunicação segura com a comunidade escolar (pais, alunos, professores, prestadores de serviços e colaboradores) por meio eletrônico;
  • Monitoramento do desempenho pedagógico e financeiro da instituição.
  • Distanciamento social – o ambiente escolar receberá um número menor de pessoas, pois as questões serão resolvidas de maneira online;

Aliada às ações citadas, temos a higienização que trataremos de forma detalhada a seguir.

A instituição que tem essas ações como parte do seu protocolo de saúde está contribuindo com a segurança em relação à saúde de todos que fazem parte da vida escolar, mas também da sociedade em geral.

Retorno às aulas e a Covid-19 Ações aplicáveis no controle e combate do vírus

As ações descritas abaixo estão fundamentadas nos documentos e diretrizes dos órgãos envolvidos no combate, controle bem como acompanhamento da COVID-19 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIAS DE SAÚDE, OMS, FIOCRUZ, UNICEF), que possuem estudos científicos como base.

Higienização

  1. Providenciar dispenser com álcool em gel (70%) em todos os espaços como salas de aula, portarias, praça de alimentação, corredores, secretaria, sala dos professores, cantina e por fim, outros ambientes da escola.
  2. Além disso, garantir que todas as pessoas higienizem as mãos ao chegar à escola.
  3. Disponibilizar tapetes úmidos com água sanitária em todas as portarias de acesso à escola para limpeza das solas dos sapatos.
  4. Planejar bem como acompanhar a efetiva higienização e limpeza com maior frequência de móveis e ambientes como:
  • salas de aula e outros locais de uso comum a cada troca de turma;
  • dependências e equipamentos utilizados pelos colaboradores;
  • banheiros;
  • mesas, cadeiras, corrimão de escadas, etc.

Comunicação

  1. Obrigatório uso de máscara nas dependências da instituição por todos os integrantes da sociedade escolar.
  2. Orientar alunos, professores, mas também os colaboradores que troquem a máscara a cada 2 horas;
  3. Orientar o uso correto da máscara:
Retorno às aulas e a Covid-19: como usar a máscara
Créditos da imagem: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

4. Orientar os procedimentos quanto a:

  • Cobrir com lenço de papel a boca e nariz ao espirrar ou tossir, descartando-o em seguida, em local apropriado;
  • Na falta do lenço de papel, utilizar o antebraço, para tossir ou espirrar;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca sem a adequada higienização das mãos;

5. Orientar a correta higienização das mãos em situações como:

  • Antes e após comer;
  • Após utilizar o banheiro;
  • Sempre que entrar na escola;
  • Quando entrar e sair de locais públicos.
Retorno às aulas e a Covid-19: na imagem mostra como lavar as mãos
Créditos da imagem: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

6. Orientar alunos, professores e colaboradores que levem sua própria garrafa de água evitando assim, a utilização do bebedouro da escola.

7. Orientar que no ambiente escolar deve ser evitado:

  • os cumprimentos com aperto de mãos, beijos ou abraços;
  • o compartilhar dos objetos de uso pessoal, materiais escolares, mas também de escritórios, livros e alimentos;
  • comparecer caso apresentem sintomas da COVID-19.

8. Orientar os alunos, através de atividades lúdicas, as medidas de prevenção e combate ao vírus;

9. Divulgar o protocolo de saúde desenvolvido e aplicado pela instituição no combate e prevenção a COVID-19, em quadro de avisos, além disso, divulgar por meio eletrônico enviando um comunicado com as informações.

Distanciamento Social

Evitar aglomeração escalonando os horários de:

  • Intervalo e lanche dos alunos;
  • Almoço e café dos colaboradores;
  • Entrada e saída dos alunos;
  • Atividades diversas em locais abertos.

Organizar as dependências, com demarcações, indicando e melhorando o espaçamento entre os alunos e todos que ali circulam ou fazem uso do local:

  • Praça de alimentação – marque mesas, cadeiras, bancos e bancadas que não podem ser utilizados;
  • Criar, se possível, entradas e saídas em locais diferentes mantendo os alunos o mais próximo das suas salas de aula.

Evitar atividades coletivas que gerem aglomeração de pessoas.

Priorize atividades pedagógicas, sempre que possível, em áreas abertas, mas também sem aglomerações.

Controle

Aferir a temperatura de todas as pessoas antes de entrarem no ambiente escolar.

Manter todas as dependências da escola o mais arejado possível, isto é, com ventilação natural.

As autoridades de saúde do seu município devem ser comunicadas caso seja identificado algum caso de COVID-19 na escola.

Treinar a equipe de limpeza para que atuem na higienização dos ambientes de forma adequada, garantido a utilização dos produtos recomendados, usando sempre os equipamentos de proteção individual (EPI).

Planejar, aplicar e por fim, controlar o treinamento de toda equipe escolar dos procedimentos adotados pela instituição na prevenção e combate à COVID-19.

A tecnologia como caminho para o distanciamento social, monitoramento, controle e comunicação

A implantação de um sistema de gestão escolar possibilita tratar assuntos financeiros, pedagógicos bem como administrativos de maneira online, através do site ou aplicativo, e com segurança.

Dessa forma, utilizando a tecnologia como parceira no combate e prevenção à COVID-19, a escola estará:

  • mantendo o distanciamento social;
  • atuando na comunicação com a sociedade;
  • controlando e monitorando as atividades e seu desempenho pedagógico e financeiro.

Conclusão sobre o retorno às aulas e a Covid-19

Créditos: Getty Images

Em um momento delicado, de incertezas, as famílias precisam ter confiança na escola, sabendo que estão atuando, mas também contribuindo para o bem da saúde de todos.

Apresentar uma equipe de contingência bem como implantar um protocolo de saúde demonstra que as instituições estarão permitindo que o essencial, a EDUCAÇÃO, chegue às crianças evitando que sejam mais prejudicadas do que já foram até agora.

Lei mais sobre: Recursos Humanos na Escola: 9 Ações que podem ser aplicadas

São vários os desafios que você e sua equipe estão passando, pois além da pressão para ajustar os ambientes, equilibrar o financeiro, ainda dependem das diretrizes, liberações e protocolos de órgãos governamentais para retomarem das aulas presenciais.

Temos uma certeza: as escolas estão se preparando para essa nova etapa, além disso, a atuação dos gestores e suas equipes estão sendo fundamentais.

Dessa forma, é importante conhecer ações aplicáveis no controle e combate à COVID-19 que você ainda pode aplicar.

Agora, me conta aqui nos comentários: como está sua preparação para a retomada das aulas presenciais?

Até a próxima e lembre-se: higienização, comunicação, controle e monitoramento.

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Economista e Consultora em Gestão Escolar

2 Comments
  1. ÉVARO TADEU TOLEDO disse:

    Muito bom, esclarecedor, didático e informativo.
    Grande profissional.
    Gratidão

    1. Ultramax disse:

      Agradecemos pelo comentário 🙂

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