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Marketing farmacêutico

Marketing farmacêutico

Marketing Farmacêutico: uma grande estratégia para a fidelização de clientes e aumento de suas vendas.

A cada dia que passa a internet vem para revolucionar a forma de como as pessoas se relacionam, como aproveitam o tempo livre e claro: como fazem suas compras.

E quando se fala nas compras de medicamentos a coisa não tem sido diferente: a internet vem impactando diretamente o setor.

E também, somado a grande presença tecnológica, há de se considerar a forte concorrência, de maneira que é preciso falamos sobre o marketing farmacêutico.

Contudo, é importante salientar que o marketing farmacêutico pode e deve ser aplicado na sua loja online e física.

De acordo com o economista Philip Kotler (considerado por muitos como o pai do Marketing), o Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro.

Tendo em vista uma definição tão abrangente, enxerga-se que todos os setores do mercado precisam se ater ao marketing, inclusive a tão restrita área farmacêutica.

Com isso, é necessário implementar estratégias para vender mais, entretanto, respeitando todas as normas pré-estabelecidas por lei.

Continue a leitura do artigo e entenda como aplicar o marketing farmacêutico no seu estabelecimento de forma legal!

O que é o marketing farmacêutico?

O marketing farmacêutico, assim como qualquer outro, tem como objetivo final utilizar todos os recursos possíveis para vender mais um produto.

O interessante do marketing é que esse segmento utiliza a ciência a seu favor para maximizar as suas vendas.

Com isso, muitos recursos são planejados para estimular sensações, desejos e vontades dentro daquele consumidor.

Nesse sentido, para alcançar esses objetivos, são utilizadas diversas ferramentas para alcançar os clientes, seja por meio de publicidade, promoções, merchandising e patrocínios.

Assim, tudo o que couber e estiver regular, pode ser utilizado para tornar a drogaria ou farmácia um destaque entre a concorrência.

Como citamos anteriormente, existem diversas leis restritivas quanto a divulgação dos benefícios dos medicamentos.

Por isso, é necessário se ater a alguns aspectos com relação às propagandas de medicamentos, como por exemplo: as propagandas de medicamentos devem conter obrigatoriamente:

  1. Seu nome comercial;
  2. Nome da substância ativa;
  3. Número do registro na Anvisa (M.S ou RDC);
  4. Indicação do Médico e
  5. A advertência obrigatória por lei: “Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Saiba mais sobre a regulação do marketing de medicamento clicando aqui.

Então para investir em marketing farmacêutico, os gestores precisam estudar bastante as RDCs e regras da ANVISA.

Assim, o estabelecimento poderá fazer de forma correta o marketing de medicamentos, cosméticos, entre outros produtos.

Como fazer o marketing farmacêutico?

O marketing farmacêutico vai além de de divulgar (de forma correta) os produtos que a farmácia ou drogaria oferece, existem outras formas de fazer um marketing farmacêutico efetivo.

Dessa forma, os gestores podem investir nos seguintes pontos:

Criar uma boa experiência de compra

Ser atendido de forma rápida, educada e gentil pode gerar um bom retorno para o seu estabelecimento faz parte do marketing farmacêutico, pois hoje em dia as empresas se destacam não pelo preços, mas sim pela forma que tratam seus clientes e quanto tornam a experiência positiva do consumidor.

Por isso, treine os atendentes para que estes se apresentem sempre disponíveis para atender os clientes e entender da melhor forma as dores desse consumidor.

A Ultramax possui o serviço de envio de SMS ao cliente para avisá-lo quando remédio dele de uso contínuo está acabando, perceba que não se trata de apenas marketing mas uma prestação de um serviço e que com certeza surte bons efeitos na experiência de compra do cliente.

Leia mais em:9 Dicas De Marketing Digital Para A Sua Farmácia

Aposte na fidelização

A fidelização é um instrumento que pode atrair bastante, transformando simples consumidores em assíduos clientes.

Existem diversas formas de desenvolver essa ação.

Por exemplo, o seu estabelecimento pode fornecer um programa de descontos exclusivo para o cliente, promoções pelo App, bônus, serviços delivery, entre muitos atrativos.

Com a Ultramax, a sua farmácia conta com o módulo fidelidade, onde o sistema controla a pontuação dos clientes para que eles ganhem uma premiação ao atingir a meta estabelecida pela farmácia.

Leia mais em:6 Estratégias De Como Aumentar O Ticket Médio Da Sua Farmácia.

Ofertas e promoções

Marketing farmacêutico também aceita promoções?

Mas é claro. Quem não gosta de chegar em um estabelecimento e encontrar aqueles famosos leve 3 e pague 2, desconto na 2ª caixa, e ofertas relâmpago?

Tendo em vista a popularidade desta técnica, aposte nas promoções, invista em cartazes de destaque, bonecos infláveis e até mesmo divulgue nas redes sociais.

E mais: a Ultramax conta com integração com e-commerce, de maneira que todas as promoções de sua loja física também são aplicáveis nas sua loja virtual.

Leia mais em: 8 dicas para implementar um E-commerce em sua farmácia.

Utilize as redes sociais

Uma grande estratégia para que a sua farmácia crie um vínculo maior com seu cliente está na criação de redes sociais de sua farmácia.

Através das redes sociais será possível trabalhar com um pós-venda, aliado a um canal de atendimento disponível a ouvir as opiniões de seus clientes e poder sanar eventuais dúvidas que surgem também.

Além dessas dicas infalíveis, nós da Ultramax vamos a fundo e utilizamos a tecnologia para te ajudar! Conte com o sistema para farmácia inteligente, o UltraPDV. Entre em contato conosco  e conheça melhor essa ferramenta que pode revolucionar a sua gestão!

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2 Comments
  1. olá,
    olhei o conteúdo de vcs na parte de promoções e ofertas e vcs aconselham a fazer ofertas do tipo ‘leve 3 pague 2’. Esse tipo de promoção entra em contradição com o código de ética farmacêutica, que diz ser vedado ao farmacêutico no exercício de sua profissão em relação a publicidade: “anunciar produtos farmacêuticos ou processos por meios capazes de induzir ao uso indiscriminado de medicamentos;”

    1. Brígida Riccetto disse:

      Olá, Deisiane. Agradecemos o feedback e sim. Bem pontuado essa questão sobre o código de ética.

      Indicamos esse tipo de oferta quando se tratar de produtos de varejo e perfumaria.

      Atenciosamente,

      Equipe Ultramax

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