xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

E-commerce para farmácias: vale a pena o investimento?

E-commerce para farmácias: vale a pena o investimento?

Você sabe se vale a pena investir em e-commerce para farmácias?

Sem dúvida, a internet conseguiu mudar de forma completa o modo como fazemos negócios.

Uma série de diferentes empresas de todos os nichos e setores estabelecem uma comunicação e efetuam vendas com clientes do país todo, através da internet.

Ou seja, isso quer dizer que o comércio eletrônico está ficando cada vez mais relevante para conquistar novos clientes e aumentar os seus lucros.

Assim sendo, para as farmácias isso não pode ser muito diferente, afinal, os e-commerces podem trazer diversas vantagens.

Portanto, caso esteja curioso para saber um pouco mais sobre quais são os benefícios de um e-commerce para a sua farmácia, então continue lendo esse conteúdo! 

E-commerce para farmácias vale mesmo a pena? Confira a seguir!

Uma dúvida muito comum entre os donos de farmácias é se os sistemas de e-commerce podem trazer algum tipo de resultado positivo para o seu negócio.

Bem, como dito antes, a resposta para essa pergunta pode parecer um tanto quanto óbvia, não é mesmo?

Afinal, estamos vivendo na era digital. A Internet tornou-se uma ferramenta importante que está presente no cotidiano de diversas pessoas.

Ou seja, tudo o que uma pessoa procura está apenas a um clique de distância.

Esse motivo por si só já é uma grande vantagem, pois, irá estabelecer uma conexão entre o seu negócio e o público-alvo de uma forma muito mais efetiva, alcançando assim mais pessoas ao redor do país e deixando a sua marca dentro do mercado.

No entanto, além disso, por meio dessa tecnologia o seu público poderá solicitar medicamentos isentos de prescrição, dentre vários outros produtos, tudo através de seus celulares ou computadores.

E, desse modo, realizar vendas online também ajudará a sua farmácia se destacar entre a concorrência, por oferecer esse diferencial.

Mas, afinal, por que investir em um e-commerce? Quais são os benefícios que um e-commerce para farmácias pode oferecer?

É comum possuir inúmeras dúvidas a respeito dessa plataforma. Porém, é certo afirmar que esse é o tipo de investimento que irá lhe fornecer um retorno, sem dúvida!

No entanto, caso ainda esteja pensando nessa opção, então, confira a seguir um pouco mais sobre o assunto, bem como os principais motivos para você aderir ao e-commerce também! 

Por que é preciso investir nessa tecnologia para meu negócio?

O fato é que existem muitos donos que ainda estão relutantes e pensativos em mover sua farmácia para o ambiente digital também, tendo em vista que esse tipo de mercado trabalha com o atendimento de profissionais qualificados.

E, além disso, é possível afirmar que muitos ainda associam o e-commerce como uma espécie de ameaça a sua função de orientar os clientes.

Todavia, ao contrário dessa crença errônea, os pedidos online permitem que a equipe possa ter mais tempo para atender os consumidores de forma melhor e mais prestativa.

Assim sendo, é válido citar que os números do e-commerce têm se tornado cada vez mais positivos com o passar dos anos, e a tendência é continuar crescendo.

Por exemplo, no primeiro semestre de 2019, o comércio eletrônico obteve um aumento de 12%, representando então um faturamento de cerca de R$ 26,4 bilhões, segundo uma pesquisa realizada.

Por outro lado, analisando o volume de pedidos, o aumento registrado foi de 20%.

De acordo com os dados da Ebit/Nielsen, esse aumento não tem a ver com a recuperação da economia, mas, sim devido a migração e descoberta dos canais online.

Desse modo, muitas farmácias já passaram para o mundo digital aproximando-se assim do comércio eletrônico como uma estratégia para expandir os seus negócios e aumentar os lucros.

Porém, engana-se quem pensa que o e-commerce está ligado apenas aos pedidos online e não pode oferecer outras vantagens.

Na realidade, as vantagens fornecidas através do comércio eletrônico são várias, tanto para as farmácias que têm uma oportunidade para expandir os seus negócios, quanto para o público, que assim têm uma maior facilidade para fazer as suas compras. Veja a seguir:

1. Comodidade e facilidade:

Os clientes podem comprar medicamentos que não precisam de prescrição médica e outros produtos, por meio do celular ou computador, e com mais comodidade e praticidade.

E, além disso, A loja virtual fica funcionando 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, desse modo os consumidores podem efetivar suas comprar a qualquer hora do dia.

Assim sendo, por ter o seu site disponível a qualquer hora e momento, o cliente poderá realizar o pedido quando bem entender, sem ter que depender do horário das farmácias.

Ou seja, o seu e-commerce acaba se ajustando melhor a rotina de seus consumidores.

Tendo em vista que o cliente poderá comprar do lugar que ele estiver e solicitar a entrega em domicílio, obtendo assim mais comodidade ao cliente.

E, para aqueles que não gostam de falar ao telefone ou se locomover até o local, esse é um ponto positivo, pois, tudo o que precisa é fazer a compra através da internet, sem ter que falar com ninguém.

2. Uma série de opções:

Uma das grandes vantagens de aderir ao e-commerce para a sua farmácia é que o site poderá contar com uma variedade de produtos e medicamentos mais ampla, já que não possui as mesmas limitações de uma loja física, por exemplo.

Ou seja, você fornecerá ao consumidor diversos itens diferentes, mesmo não sendo medicamentos. Por exemplo, aparelhos ortopédicos ou até mesmo do segmento fitness.

Outro ponto importante também, é que o site permite incluir informações completas acerca dos medicamentos, incluindo a posologia, efeitos colaterais, dentre outros. Oferecendo assim mais informações para o consumidor.

E, além disso, todos os produtos ficam organizados para que o consumidor os encontre com mais facilidade.

Pode não parecer, mas esse simples fato contribui para a criação de parcerias e promoções com vários fabricantes.

3. Fidelização do cliente

A fidelização de um cliente é algo de extrema importância para qualquer tipo de comércio e, sem dúvida, isso está presente nas lojas virtuais.

Assim sendo, com um e-commerce farmacêutico isso funciona da mesma forma.

Isso porque, existem vários meios de fidelizar um cliente, seja através de promoções ou até mesmo por meio do programa de pontos, que funciona da seguinte forma:

O cliente ganha uma pontuação a cada compra feita no site, ao atingir o número indicado, ele ganhará benefícios exclusivos, como produtos ou descontos.

Essa é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio de seus clientes e aumentar o faturamento de sua farmácia, uma vez que os instiga a comprar mais.

4. Expansão do seu negócio:

Essa é, provavelmente, uma das principais vantagens de um comércio eletrônico.

Afinal, uma vez que você coloca o seu negócio na internet, as chances de ser encontrado por uma gama maior de pessoas são mais elevadas.

Utilizando as estratégias certas de marketing digital, é possível expandir o seu negócio em todo território nacional, alcançando clientes de todos os lados do país.

Isso faz com que o seu negócio torne-se mais conhecido e, obviamente, gere mais credibilidade.

O que precisa ter em um e-commerce para farmácias?

Está considerando abrir um e-commerce? Bem, então confira a seguir alguns recursos que podem ser incluídos e são importantes para oferecer uma experiência mais agradável aos consumidores!

Seção de favoritos

Uma seção de favoritos não deve ser deixada de fora, pois, é essencial para os usuários conseguirem se organizar de forma mais rápida.

Além de facilitar que encontrem um item novamente, após visitar o site. 

Faça promoções

Lembra sobre as promoções? Falamos sobre a importância delas como ferramenta para aumentar o ticket médio de sua farmácia, clique aqui e acesse o artigo do blog. As promoções são úteis tanto para atrair novos clientes, quanto para fideliza-los, afinal, ninguém resiste a uma boa promoção, não é mesmo? Essa dica é ótima para aumentar as suas vendas.

Mais vendidos

Não esqueça de reservar um espaço para aqueles produtos que são mais vendidos, isso instiga o cliente a comprar aqueles produtos que estão em alta.

Aplicativo

Uma outra boa dica é apostar em um aplicativo para o seu e-commerce ou então um site que possa se adequar ao formato dos celulares. Lembrando que a Ultramax realiza a integração com seu e-commerce e assim você aproveita o estoque e promoções da sua loja física e não perde nenhuma venda.

Já que a maioria das pessoas está sempre realizando pesquisas com eles.

Retirada física

Você também pode incluir a opção de retirar o produto na loja física de sua farmácia, ao ativar a sua geolocalização para o cliente.  Todavia, essa dica é mais útil para farmácias que fazem parte de uma rede.

Chat integrado e suporte

Para oferecer suporte em tempo real aos seus clientes, além de assistência, é importante integrar um chat em seu e-commerce, desse modo eles sentem-se mais seguros e confiantes.

Conclusão

 Em suma, agora que você sabe a importância de um e-commerce para farmácias, você vai investir em um também?

A Ultramax Sistemas realiza a integração com e-commerce de maneira que todo o estoque, preços e promoções da loja física são integrados com o e-commerce para que a farmácia não perca nenhuma venda.

 Assim sendo, conte com a Ultramax para integrar um e-commerce e obter todas as vantagens e benefícios que foram citados ao longo desse conteúdo.

Ainda possui alguma dúvida? Gostaria de acrescentar a sua opinião? Então, não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os amigos!

Website | + posts
9 Comments
  1. LUCIENE CRISTINA DA SILVA disse:

    BOA TARDE!!!
    GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA O E-COMERCE. LIGUEI NO SUPORTE E PEDIRAM PRA FALAR COM VOCÊS. JÁ SOU CLIENTE ULTRAMAX.
    AGUARDO RETONO
    LUCIENE CRISTINA DA SILVA
    CNPJ 09566469/0001-67

    1. Brígida Riccetto disse:

      Olá, Luciene. Entraremos em contato.

  2. Boa tarde Gostaria de mais informações sobre o tema .
    sou cliente Ultramax em minha farmácia
    Adriano Verissimo Caires
    CNPJ: 36.710.437/0001-66

  3. Andrade disse:

    Olá. Gostei muito do seu artigo PARABÉNS, muito
    exclarecedor, me ajudou bastante. Ganhou um seguidor.
    Não sei se meu contaúdo é tão bom quanto o seu mas se
    puder passa lá no meu canal pra me dizer o que acha.
    Abraço.

  4. Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  5. Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  6. Laura Barroso disse:

    Muito Top esse artigo, achei por acaso… Legal!!!

  7. Sou a Monique De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange