xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

Como administrar uma farmácia: entenda como a tecnologia certa otimiza a gestão

Como administrar uma farmácia: entenda como a tecnologia certa otimiza a gestão

Você sabe como administrar uma farmácia de forma que tenha mais produtividade e lucros?

Bem, a verdade é que gerenciar qualquer tipo de negócio não é uma tarefa muito simples, pois, é preciso ter controle sobre diferentes setores para tentar controlar possíveis problemas e evitar prejuízos.

Tratando-se de uma farmácia ou drogaria, essa função torna-se ainda mais complicada, tendo em vista que o elemento principal é a venda de medicamentos, que por sua vez, possuem data de validade e venda controlada.

Assim sendo, para conseguir contornar todos os problemas, é fundamental contar com um sistema eficiente que facilite a administração de sua farmácia!

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o assunto? Então, continue lendo esse conteúdo!

Como administrar uma farmácia?

Para quem está começando agora a administrar sua própria farmácia ou drogaria, é comum que surja uma série de dúvidas a respeito desse processo durante o caminho.

Afinal, como dito antes, qualquer erro pode causar diversos problemas que prejudicam o sucesso da sua gestão, ainda mais caso toda a gestão seja feita de modo manual.

Dessa forma, apostar em um sistema de gestão de farmácia, é uma excelente opção para ajudá-lo a dar contar de uma série de tarefas e funções de uma forma mais prática. Aliás, já escrevemos aqui blog sobre O Que Não Pode Faltar Em Um Bom Sistema Para Farmácia, clique aqui e e confira.

Mas, o que são esses softwares de gestão?

É inegável que durante os últimos anos a tecnologia têm se expandido cada vez mais, conquistando um espaço até mesmo na administração de empresas.

Hoje em dia, é possível encontrar uma série de ferramentas eficientes que possuem o objetivo de facilitar a administração dos seus negócios, sendo ideal para controlar vários processos empresariais.

Assim sendo, esses sistemas oferecem uma série de funções, como por exemplo:

  • Monitoramento do andamento de processos;
  • Cadastro dos dados dos clientes;
  • Entrada no estoque automatizada;
  • Sistema integrado com carteiras digitais;
  • Sistema integrado com todos os PBM e com o SNGPC;
  • Geração de gráficos que possibilitam analisar o sucesso de suas estratégias.

Desse modo, várias empresas de todos os nichos do mercado já estão usando um software de gestão devido às vantagens e benefícios que oferecem, sendo a Ultramax é referência quando se fala em sistema para farmácia com mais de 20 anos de experiência nesse segmento.

Leia sobre: 8 dicas para implementar um E-commerce em sua farmácia.

Quais são as vantagens em usar esse sistema para administrar uma farmácia? 

Aumente a lucratividade e evite gastos desnecessários com um bom sistema de gestão e isso te ajudará administrar a sua farmácia

Mas, afinal, quais são as vantagens de contar com um desses sistemas para administrar uma farmácia?

Bem, ainda está em dúvida em relação ao sistema para administrar a sua farmácia? Bem, saiba que essa é uma ótima opção para o seu negócio!

Assim sendo, veja a seguir quais são os principais benefícios e vantagens que essa ferramenta pode oferecer!

1. Segurança das informações:

Sem dúvida, um software de gestão pode fornecer mais segurança as informações armazenadas no sistema, ao contrário das planilhas e controles manuais.

Ou seja, todos os dados e informações importantes estarão mais seguros e só poderão ser acessados por pessoas que tenham a autorização.

Dessa forma, esses sistemas excluem quaisquer alterações ou sabotagens, uma vez que somente a equipe poderá acessar essas informações.

2. Facilidade para identificar falhas:

Uma das grandes vantagens desses sistemas de gestão é a facilidade que oferecem ao dono da farmácia para encontrar falhas e erros.

Isso porque, através desse sistema é possível identificar quais são os fatores que estão impedindo a sua farmácia de crescer.

Desse modo, o proprietário possui uma visão mais nítida e ampla sobre quais são os pontos que precisa ajustar ou modificar, melhorando assim o seu desempenho.

3. Reduz o retrabalho:

Como você já sabe, esses softwares de gestão, eliminam grande parte das tarefas que são desempenhadas de modo manual, como dito antes. Assim sendo, também acaba eliminando possíveis erros.

Isso significa que, por diminuir a quantidade de erros causados pelos processos manuais, então como consequência, diminui a necessidade de retrabalho.

E, caso ocorra algum problema durante o registro das informações, o próprio sistema irá mostrar quais falhas deverão ser corrigidas.

Como resultado, você otimiza o tempo e, além disso, também diminui os custos operacionais da sua farmácia. 

4. Controle do estoque:

É inegável que um dos fatores essenciais em qualquer farmácia é, sem dúvida, o estoque de seus medicamentos e produtos.

A boa notícia é que um software de gestão também contribui bastante para facilitar o controle de estoque da farmácia, fazendo uma gestão mais eficiente.

Dessa forma, é possível monitorar todas as entradas e saídas de medicamentos ou produtos, bem como as quantidades.

Isso é importante, pois, evita que você fique sem aquele medicamento ou produto que o seu cliente precisa.

E, também, evita que você fique com um estoque excessivo, que acabaria causando perdas devido ao prazo de validade.

Falando em prazo de validade, um fator importante sobre esse sistema, é que ele permite que o proprietário analise os medicamentos por data de validade. Dessa forma, poderá redireciona-los para a venda ou então fazer uma troca.

Por fim, outro ponto importante sobre o sistema de gestão é a possibilidade de verificar quais produtos são mais vendáveis, assim você saberá quais deverá comprar em maior ou menor quantidade.

5. Melhoria da gestão financeira:

Um ponto muito importante para qualquer negócio é a gestão financeira.

Através de um software de gestão, o proprietário da farmácia poderá monitorar com mais facilidade todas as contas que ainda precisa pagar e também as receitas. 

Assim sendo, é possível ter um controle financeiro muito mais eficiente e otimizar todos os seus lucros.

Afinal, registrar é essencial para manter o controle financeiro de uma empresa, ainda mais um comércio, tendo em vista que isso facilita a gestão, permitindo que você também mensure os seus resultados em vendas.

Desse modo é possível aproveitar melhor os dados e informações da empresa, assim como também a organizar os valores e gerar gráficos para ter uma visão mais ampla dos resultados.

6. Tomadas de decisões mais eficientes:

Devido as informações organizadas e disponíveis reunidas em um único sistema de gestão, é possível obter uma visão muito mais nítida a respeito da farmácia. 

Dessa forma, todas as tomadas de decisões tornam-se mais assertivas e eficazes, tendo em vista que são baseadas em um escopo de conhecimentos, que pode aumentar a sua precisão.

7. Monitoramento eficiente:

Como dito antes, a automação de certos processos garante que você os monitore de forma mais eficiente.

E, além disso, obter um controle mais preciso sobre os resultados da sua farmácia, através de relatórios gerenciais que mostram dados em tempo real.

8. Qualidade e consistência:

Aliando a tecnologia e gestão, esse sistema possui o objetivo de fornecer uma maior qualidade às necessidades do seu negócio. Dessa forma, as chances de alcançar os resultados esperados são maiores.

Mas, além disso, é possível avaliar e aperfeiçoar a aplicação de certas práticas e estratégias, mais inovadoras, aumentando o nível do seu negócio.

Pois, a automação de processos permite:

  • Planejar;
  • Executar;
  • Monitorar;
  • Otimizar.

Tudo isso de forma consistente e o tempo todo. Como consequência, é possível ganhar certas vantagens, destacando-se dos concorrentes.

9. Otimizando o tempo:

A otimização de tempo também é um sistema benefícios de um software de gestão, pois, permitem lançar informações específicas de um modo mais prático e eficiente.

Fazer esse tipo de tarefa de forma manual, levaria muito mais tempo.

No entanto, com um software, todo o tempo gasto nessas tarefas é reduzido e você poderá direcionar o seu trabalho para fazer outras funções.

10. Ajuda na gestão de pessoal:

O software não te auxilia apenas na gestão de suas finanças, como também é útil para a gestão dos colaboradores de sua farmácia.

Isso porque, o sistema permite gerenciar os dados pessoais, verificar a taxa de assiduidade, folhas de pagamento e também o índice de produtividade.

Pois, ao invés de checar uma série de documentos espalhados, todas as informações importantes estarão armazenadas em um único lugar e mais acessíveis.

11. Ajuda sua farmácia a crescer: 

Para crescer no mercado, é preciso ter ambição e definir uma estratégia. Afinal, crescer não significa somente ganhar mais dinheiro, mas sim tornar-se relevante quando o assunto é atendimento ao público.

Desse modo, além de todos os benefícios que foram citados acima, um grande fator de um software de gestão é, sem dúvida, a perspectiva que ele fornece ao dono em relação ao futuro de sua farmácia.

Ou seja, um bom sistema de gestão para farmácia pode elevar as suas vendas e a atuação dos colaboradores.

Conclusão

Conte com um bom sistema para farmácia que vai te ajudar na administração dos seus negócios.

Em suma, um bom sistema de gestão é essencial para administrar a sua farmácia de uma forma mais efetiva.

Agora consegue entender por que é importante automatizar a gestão da farmácia? Viu como um software pode melhorar a sua função e desempenho?

Bem, então não perca mais tempo! Garanta agora mesmo o seu sistema de gestão para farmácia e veja como é possível otimizar todas as funções.

Assim sendo, não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais! Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira acrescentar a sua opinião, deixe o seu comentário!

Website | + posts
One Comments “Como administrar uma farmácia: entenda como a tecnologia certa otimiza a gestão
  1. Ótimo site!

    Parabéns!!!

    Desejo-lhes sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange