8 dicas para implementar um E-commerce em sua farmácia
Os hábitos de consumo têm mudado e a migração para o ambiente digital já não é mais novidade. Nesse cenário, a busca para implementar um e-commerce para farmácia é o desafio de muitos empresários. Isso porque, há uma demanda crescente para a venda online nesse comércio.
De acordo com a ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), a compra de remédios por e-commerce cresceu 120,75% entre 2019 e 2020.
O que mostra a importância de ampliar os negócios farmacêuticos para o ambiente digital, a fim de manter a empresa competitiva, atual e dentro das expectativas dos consumidores.
Mas você sabe como implementar um e-commerce em sua farmácia? Saiba que exige atenção e cautela!
Então, trouxemos neste artigo 8 dicas para você montar sua farmácia online, atendendo todas as regulamentações e prestando um serviço de qualidade. Você vai saber mais sobre:
- Entenda a regulamentação
- Garanta a comunicação completa
- Planeje a logística
- Fidelize
- Tenha cuidado com a publicidade
- Possibilite upload de receitas
- Invista em uma plataforma completa
- Tenha um sistema de gestão
Então, acompanhe a leitura e saiba tudo a respeito.
1. Entenda a regulamentação para implementar um e-commerce para farmácia
Essa é uma dica indispensável, pois, para o e-commerce farmacêutico funcionar, precisa atender às leis e regulamentações da Anvisa para vendas online, pautado na RDC nº44/09.
As regras devem ser adotadas tanto na plataforma de venda como em qualquer meio de comunicação digital da farmácia, visto que, por se tratar de produtos que exigem cuidados, a vigência é rígida.
2. Garanta a comunicação completa antes de implementar um e-commerce para farmácia
O ambiente online é prático, mas precisa ter uma interface que proporcione uma experiência agradável e objetiva ao cliente. Principalmente quando se trata de compras de medicações.
Por isso, certifique-se de que as informações sobre os remédios estão completas, objetivas e claras.
Além disso, todo e-commerce de farmácia deve ter um atendimento 24 horas por um farmacêutico, para garantir a credibilidade e se enquadrar nas normas regulamentadoras.
3. Planeje a logística
Não adianta montar um negócio online sem planejamento. E para tornar as vendas eficientes, é preciso organizar a logística de centros de distribuições bem como a agenda de distribuição de cada pedido.
Dessa forma, as entregas ficam mais organizadas. E uma outra opção, é colocar como alternativa a retirada na loja física.
4. Fidelize
O mercado está cada vez mais competitivo, tornando as estratégias de fidelização essenciais.
Então, ofereça descontos personalizados, vantagens para as compras online ou um programa de pontos para manter seus clientes fiéis.
5. Cuidado com a publicidade
Como já falamos, garantir a comunicação é imprescindível para esse negócio, mas não é permitido fazer publicidade com remédios.
Principalmente com os que só são vendidos com prescrição médica.
6. Possibilite upload de receitas
Remédios vendidos apenas com receitas médicas podem ser vendidos no e-commerce, mas a plataforma precisa disponibilizar o upload para a conferência dos dados.
No caso de antibióticos ou remédios tarja preta, a venda só é possível na loja física.
7. Invista em uma plataforma completa
Uma plataforma de qualidade para o e-commerce impacta diretamente no sucesso do negócio.
Por isso, verifique layout, rapidez e todas as outras características que precisam estar direcionadas para um acesso intuitivo e fácil.
8. Tenha um sistema de gestão ao implementar um e-commerce para farmácia
A última dica desse artigo é também uma das mais importantes: ter um sistema de gestão para sua farmácia.
Sem dúvidas, uma gestão administrativa eficiente facilita o dia a dia de seu negócio, proporciona mais segurança e otimiza os processos. Portanto, busque um sistema completo para sua farmácia.
Para te ajudar na implementação, a Ultramax possui um sistema para farmácia inteligente, com soluções que proporcionam uma gestão automatizada e com maior lucratividade para seu e-commerce.
O UltraPDV, sistema de farmácias, possibilita integração para monitorar estoque, emitir Notas Fiscais, ter alertas de datas, atualização automática de preços e muito mais.
Então não perca tempo! Entre em contato para ter o melhor sistema de gestão em seu e-commerce farmacêutico.
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