xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

Sistema Para Farmácia: o que não pode faltar?

Sistema Para Farmácia: o que não pode faltar?

Você já possui um sistema para farmácia? Bem, caso você esteja abrindo uma farmácia agora ou simplesmente deseja um sistema que seja melhor, então veio ao lugar certo!

A verdade é que, para o sucesso da sua farmácia, é fundamental contar com um bom sistema de gestão, para otimizar o tempo, fornecer mais agilidade nos processos e, como consequência, aumentar o seu faturamento.

Todavia, não é incomum que a maioria das pessoas possua algumas dúvidas a respeito. Como por exemplo, o que não pode faltar em um sistema? Quais características são essenciais?

Sendo assim, caso tenha essa dúvida, continue lendo esse conteúdo para descobrir um pouco mais sobre o assunto!

Principais características de um bom sistema para farmácia

Principais características de um bom sistema para farmácia

É bem provável que você já tenha, ao menos uma vez, ouvido falar sobre os sistemas para farmácia. Afinal, eles são capazes de fornecer uma série de vantagens e benefícios para o seu negócio.

Não importa se você está montando a sua farmácia agora, ou simplesmente está em busca de um novo sistema. Como dito antes, para alavancar as suas vendas e alcançar o sucesso, é preciso contar com um bom sistema para farmácia.

Basicamente, algumas das principais funções desse tipo de sistema é registrar e controlar vendas, fluxo do caixa, estoque, dentre várias outras funções essenciais para auxiliar a gestão da sua farmácia.

Pois, administrar um negócio, na maioria das vezes, é uma tarefa complicada. Ou seja, para que não acabe ocorrendo algum tipo de prejuízo, o ideal é contar com um sistema para farmácia para facilitar todos esses processos e fornecer um serviço de maior qualidade.

Mas, não são todos os sistemas para farmácia que possuem uma serie de opções que são essenciais para a gestão e, desse modo, há muitas pessoas confusas sobre o que não pode faltar em um bom sistema.

Bem, a verdade é que um software deve fornecer vários benefícios para a sua farmácia. Portanto, confira a seguir quais são as principais características que um bom sistema deve oferecer!

1. Sistema para farmácia integrado com Ifood e marketplace:

Sabemos que a presença online do varejo farmacêutico já é uma realidade, e por isso, um bom sistema para farmácia deve oferecer integrações que possibilitem o aumento do seu faturamento através da venda digital.

Por isso, o sistema para farmácias da Ultramax, oferece para você a integração 100% automática do seu sistema de gestão farmacêutica com a plataforma de vendas do Ifood e outros maketplace especializados no seu segmento para que você possa com o uso das ferramentas online, expandir o seu negócio.

Um dos grandes diferenciais do sistema da Ultramax está na preocupação de levar soluções aos lojistas que visem vender mais, aumentar a lucratividade e força da sua marca na sua loja física e online.

2. Sistema integrado com o seu e-commerce:

Você já sabe qual a importância de se aproveitar do estoque de sua farmácia e as promoções da loja para começar a vender pelo e-commerce?

Leia mais sobre: E-commerce para farmácias: vale a pena o investimento?

Bem, isso significa que você poderá alcançar um número maior de possíveis clientes, o que acaba aumentando o seu faturamento. Hoje em dia, os sistemas integrados com o seu e-commerce simplificam muito a gestão das lojas virtuais.

Sendo assim, acabamos nem percebendo a série de processos que está por trás de uma simples transação virtual. Isso porque, os sistemas de gestão facilitam bastante todos os processos, fazendo com que você ganhe mais tempo e eficiência.

Leia mais sobre: 5 passos para você vender mais em sua farmácia online.

Como por exemplo, em sua loja virtual é preciso tomar muito cuidado com o controle de estoque. Afinal, vender algum produto que não encontra-se disponível em seu estoque, poderá acarretar em diversos prejuízos, incluindo a insatisfação do cliente.

Assim como também alguns erros durante o processo de emissão de notas fiscais podem acabar gerando prejuízos financeiros para a sua farmácia.

Desse modo, através de um sistema para farmácia que possua um gestor de e-commerce integrado, é possível administrar a sua loja virtual de uma forma muito mais ampla e simples.

Pois, ele permite que você acompanhe todos os processos de sua farmácia em apenas uma ferramenta. Ou seja, atividades como emissão de notas fiscais, controle de dados, gestão de estoque, dentre várias outras, começam a funcionar em um ambiente integrado.

Uma das principais vantagens é que tanto você quanto a sua equipe economizam mais tempo, otimizam processos e também reduzem as margens de erro.

3. Business Analytics:

Business Analytics

Você já ouviu falar sobre o Business Analytics e qual a sua importância? De fato, é primordial que um bom sistema para farmácia conte com uma ferramenta onde o proprietário poderá acompanhar todo o desempenho de seu negócio de forma otimizada.

Ou seja, onde e quando quiser, através da Web ou até mesmo por meio de algum aplicativo exclusivo. A Ultramax – UltraPDV fornece o serviço de Business Analytics, que significa análise de negócios.

Essa ferramenta é o processo de analisar todos os dados referentes ao seu negócio e utilizá-los para tomar decisões.

Não importa qual o tamanho da sua farmácia, essa ferramenta é útil para avaliar informações importantes do seu negócio e auxiliá-lo no planejamento das atividades da farmácia.

Como dito, através de um app ou na web, você poderá acompanhar gráficos que mostram:

  • Margem de lucro;
  • Faturamento;
  • Vendas por balconista;
  • Ranking dos produtos mais vendidos;
  • Dentre várias outras informações.

4. Sistema para farmácia integrado com todos os PBM:

PBM é o Programa de Benefícios em Medicamentos que fornece descontos em cerca de 3.000 medicamentos, abrangente desde as diversas marcas quanto as genéricas.

Assim sendo, a drogaria que adota o PBM, possui descontos exclusivos dos fabricantes de medicamentos e, desse modo, poderá fornecer mais variedades aos clientes, além de poder conceder mais descontos também.

Como consequência, aumenta os números de vendas e fideliza mais clientes que irão continuar comprando em sua farmácia. Confira a seguir alguns dos programas mais conhecidos:

5. Sistema integrado com o SNGPC:

SNGPC é a sigla para Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Esse é um instrumento cujo principal objetivo é coletar informações sobre medicamentos que são produzidos, comercializados e consumidos de forma controlada.

Desse modo, caso a farmácia venda qualquer tipo de medicamento controlado, deverá comunicar a ANVISA quaisquer movimentações desses produtos. Ou seja, a cada medicamento controlado que entra no estoque e é vendido, é necessário que a farmácia inventarie um por um e lote por lote.

Percebeu a importância de ter um sistema que possa realizar essa função de forma automática e simples? Sem dúvida, irá poupar mais tempo e facilitar a rotina da farmácia.

6. Entrada no estoque automatizada:

Um sistema para farmácia que possua gestão de estoque automatizada é, no mínimo, fundamental. Isso porque, essa tendência tem crescido cada vez mais dentre as indústrias, comércios e empresas ao redor do mundo todo.

Afinal, não é para menos que esse recurso traga uma série de benefícios para o seu negócio, incluindo o aumento de eficiência, produtividade e também mais precisão durante os processos.

Ou seja, essa é uma ferramenta indispensável em um bom sistema para farmácia. Pois, você também poderá integrar todas as da manufatura e, como consequência, irá reduzir o retrabalho, os custos e tomar decisões mais assertivas.

Assim como também, outro ponto dessa ferramenta que gera benefício aos responsáveis pela gestão de estoque, é que ele é escalável. Isso significa que você poderá atualizá-lo para acompanhar o crescimento de seu negócio.

Ou seja, essa ferramenta permite que a gestão do estoque seja automatizada e também acessível, não importa qual o nível do porte de sua farmácia ou complexidade.

Pois, funciona da seguinte forma: logo ao receber os produtos no estoque, o XML da nota eletrônica já é emitido e fica disponível no sistema, sem que você necessite ficar digitando um a um. Otimizando assim o tempo, uma vez que tudo é feito de forma automática, sem a necessidade do método tradicional que é o e-mail.

Leia mais em: Controle de estoque de farmácias: Dicas de como gerenciar

Conclusão

Conclusão

Portanto, é possível concluir que um excelente sistema para farmácia é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental para o seu negócio.

Embora não seja incomum que a maioria das pessoas não possua um desses sistemas, é preciso ressaltar que, para alcançar o sucesso e obter uma série de vantagens, você deverá investir em um bom sistema.

Portanto, deixe de lado os métodos mais tradicionais que já estão ultrapassados. É preciso avançar de acordo com a tecnologia e adotar um sistema para o seu negócio.

Como dito antes, há uma série deles no mercado, e nem todos são bons. Mas, o importante é escolher um sistema que tenha:

  • Sistema integrado com carteiras digitais;
  • Sistema integrado com o seu e-commerce;
  • Business Analytics;
  • Sistema integrado com todos os PBM;
  • Sistema integrado com o SNGPC;
  • Entrada no estoque automatizada.

Enfim, você já possui algum sistema em sua farmácia? Ou deseja investir em algum novo? Caso ainda possua alguma dúvida ou queira acrescentar a sua opinião, deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange