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6 Estratégias De Como Aumentar O Ticket Médio Da Sua Farmácia

6 Estratégias De Como Aumentar O Ticket Médio Da Sua Farmácia

Você já sabe como aumentar o ticket médio da sua farmácia? Sem dúvida, essa é uma estratégia bastante eficiente e inteligente para aumentar os seus lucros sem ter que investir muito.

Pois, a lógica do ticket médio é aumentar o consumo dos clientes que você já possui, ao invés de fazer novos clientes. Mas, afinal, como aumentar o ticket médio? Bem, para isso há uma série de estratégias que podem ser utilizadas.

Assim sendo, caso esteja interessado em saber como aumentar o ticket médio do seu negócio, continue lendo esse conteúdo!

Como aumentar o ticket médio de uma farmácia?

Como aumentar o ticket médio de uma farmácia

Alguma vez você já calculou o quanto a sua farmácia já gastou em estratégias para conquistar novos clientes?

Desde as estratégias marketing digital até os custos dos seus funcionários, são várias as ações que um negócio costuma utilizar para fortalecer a sua marca e captar novos clientes.

No entanto, para obter algum retorno de todos esses gastos, é preciso focar naquele cliente que você já possui. Mas, como atingir esse objetivo? Bem, a resposta está no aumento do ticket médio, é claro.

O ticket médio funciona como uma espécie de indicador do valor médio de compras que cada cliente realiza em sua farmácia. É como uma espécie de métrica que afeta o lucro, ou seja, para aumentar os lucros de sua farmácia, então é preciso também aumentar o ticket médio.

Ainda mais diante de uma situação onde o ideal é economizar, é preciso induzir o cliente de que comprar de tal forma é uma vantagem ou benefício para ele.

Portanto, saber como aumentar o ticket médio da sua farmácia é importante para obter mais lucro e, como consequência, fortalecer a sua marca.

Por fim, ficou curioso para saber como? Então confira a seguir 6 estratégias infalíveis para aumentar ticket médio e alavancar as suas vendas!

1. Treine os seus vendedores:

Em primeiro lugar é essencial treinar e capacitar bem a sua equipe de vendedores para que eles saibam o que é ticket médio e para que possam prestar um serviço de qualidade aos clientes.

É interessante também que elas saibam como trabalhar em determinada linha de forma estratégica, oferecer produtos na promoção, mostrar quais são as novidades, etc.

No entanto, é válido ressaltar a importância de que a abordagem deles seja feita de uma forma natural. Ou seja, nada de serem invasivos ou persistentes, pois, isso pode a acabar tendo um efeito contrário e os clientes desistirem da compra.

Uma outra boa dica é criar uma meta do ticket médio para a farmácia e premiar aquele funcionário que atingir o maior valor do ticket. Isso pode induzi-los a trabalhar melhor.

2. Faça descontos progressivos:

Quem é que não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Portanto, o desconto é sempre um grande atrativo que, na maioria das vezes, incentiva o cliente a finalizar uma compra.

O desconto progressivo é aquele que fornece uma porcentagem maior de desconto na compra de mais produtos. Ou seja, se o cliente comprar produtos acima de R$ 80, ele ganha 15% de desconto. Acima de R$ 120,00, ele ganha 20%, e assim por diante…

A lógica do desconto progressivo costuma ser bastante eficiente, pois o consumidor sente que está levando uma vantagem econômica ao comprar um maior número de produtos ao mesmo tempo. Desse modo, ele ficará mais tentado em comprar uma quantidade maior de produtos.

3. Ofereça produtos complementares:

Você já ouviu falar sobre os produtos complementares? Essa uma estratégia eficaz e que é bastante utilizada por uma série de estabelecimentos, negócios e até mesmo comércios virtuais.

O recurso consiste em oferecer produtos que complementam aquele que o cliente pretende comprar. Por exemplo, quando você vai em uma loja de roupa comprar apenas uma peça, então a vendedora te indica outras peças para complementar o look, como sapatos e acessórios.

O mesmo ocorre também nas lojas virtuais, quando o cliente recebe sugestões ou então a opção de comprar o look completo.

Assim sendo, oferecer um produto complementar ou mais de um produto é uma ótima estratégia para quem deseja aumentar o ticket médio de seus clientes e, como consequência, o lucro da farmácia.

Como por exemplo, se o cliente compra um shampoo, você pode oferecer a linha completa, ou então um creme para hidratação. De acordo com estudos, o cliente não compra produtos premium apenas por não saber de sua existência.

Assim sendo, caso você tenha uma linha premium, não esqueça de oferecê-la aos clientes. Essa mesma estratégia você pode implementar em seu e-commerce para aumentar os seus lucros.

4. Frete grátis a partir de um valor:

Frete grátis ticket médio

Se você não tem um e-commerce, então o ideal é que tenha um serviço de delivery, pois, é um grande diferencial para a sua farmácia.

Leia mais sobre: E-commerce para farmácias: vale a pena o investimento?

Isso porque, dessa forma os clientes poderão pedir por determinado produto sem precisar sair de suas casas para ir até o local. No entanto, para aumentar o ticket médio, apenas isso não é o suficiente.

O frete grátis também é uma ótima alternativa para aqueles que desejam estabelecer um valor mínimo durante a compra dos clientes e, consequentemente, aumentar o valor do ticket médio da farmácia.

Uma ótima estratégia que é eficaz para induzir as pessoas a comprarem mais, é determinar que as compras a partir de um valor específico, terão o benefício do frete grátis.

Ou seja, a partir dessa estratégia há um maior incentivo para os clientes gastarem mais do que o planejado.

Isso porque, para eles é melhor gastar com mais um produto do que no frete, tendo em vista que o valor que pagariam no frete, poderão usar para comprar algum outro produto na farmácia, desse modo, aumentando o ticket médio.

5. Crie um cartão fidelidade:

A maioria dos estabelecimentos cria um cartão de fidelidade como uma forma de valorizar os seus clientes.

Assim sendo, é de extrema importância oferecer uma boa experiência de compra e atendimento ao cliente. Não esqueça de vender produtos que sejam de qualidade e dentro do prazo.

Uma outra boa ideia, é investir em brindes para que o cliente sinta-se mais valorizado e também para estreitar o seu relacionamento com eles. Mande mensagens, e-mails e bilhetes agradecendo a preferência.

No entanto, uma das melhores formas para estreitar os laços com o cliente, é oferecendo um cartão de fidelidade. O objetivo é fornecer ao cliente algum benefício por comprar com frequência em sua farmácia.

Como por exemplo, nas compras acima de um valor estipulado por sua farmácia, ele ganha uma marcação em um cartão.

Após atingir a pontuação necessária, quando a cartela estiver toda preenchida, você pode conceder a opção do cliente trocar os pontos por um desconto, algum brinde especial ou até mesmo um produto gratuito.

É válido ressaltar que esse serviço é disponibilizado pelo Ultramax UltraPDV, que avisará a você quantos pontos faltam para que o cliente atinja a pontuação mínima.

Também é importante adotar o cartão para que o cliente sempre lembre-se de sua farmácia quando precisar fazer alguma compra. Portanto, essa é uma estratégia consistente que permite tanto estreitar mais os laços com os clientes, quanto aumentar o valor do ticket médio.

6. Forneça cupons de desconto e vale presente:

Fornecer cupons é uma outra excelente e eficaz estratégia para que o cliente gaste mais na farmácia, além de fazê-lo sentir-se mais valorizado.

Por exemplo, você pode colocar em seu site ou redes sociais, que a cada R$ 100,00 em compras, ele pode ganhar um cupom de desconto de R$ 20,00, porém, lembre-se de colocar um prazo de validade para utilizar o cupom.

Como consequência, o cliente terá que gastar um pouco mais para fazer uma compra pois, em sua visão, é melhor gastar um pouco mais para comprar algum produto que ele já estava querendo, do que perder o cupom de desconto.

Outra boa dica para aumentar o valor do ticket médio da sua farmácia, é oferecer cupons de vale presente para produtos da perfumaria. Ou seja, caso o seu cliente acumule uma certa quantidade de pontos, ele ganha um vale presente de R$ 20,00, por exemplo, para utilizar em qualquer produto da perfumaria.

Desse modo, um cliente que não pretendia comprar nenhum outro produto, poderá se sentir mais instigado a gastar o vale presente e, sendo assim, gastará um valor maior.

Conclusão

Conclusão

Sem dúvida, aumentar o ticket médio de sua farmácia pode parecer um tanto quanto complicado a princípio.

No entanto, é uma forma de aumentar os lucros de sua farmácia e, ao contrário do que muitos pensam, basta apenas adotar algumas estratégias simples, mas que funcionam. Assim sendo, algumas das dicas principais é:

  • Treinar os seus vendedores;
  • Fazer descontos progressivos;
  • Oferecer produtos complementares;
  • Frete grátis a partir de um determinado valor;
  • Criar um cartão de fidelidade;
  • Fornecer cupons de desconto e vale presentes.

Viu como não é tão difícil assim? Ao adotar algumas dessas estratégias você vai notar como o ticket médio vai aumentar!

Por fim, o que achou desse conteúdo? Ainda possui alguma dúvida? Gostaria de acrescentar a sua opinião? Então, não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe com os amigos também!

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