Como melhorar o atendimento e experiência do aluno na sua escola
Como melhorar o atendimento e a experiência do aluno na escola? Aprenda a criar uma escola que os alunos gostam de frequentar! Fique por dentro das principais dicas para otimizar a gestão e controle da sua escola.
Melhorar o atendimento e a experiência do aluno é sem dúvida alguma, o objetivo de toda escola. Da mesma forma como acontece em um comércio, em que o cliente tem sempre a razão, no ambiente escolar a preocupação deve ser o estudante e a satisfação com o lugar.
Isso envolve uma série de fatores que vão desde o ensino, qualidade dos professores, ambiente físico proporcionado, atividades e eventos organizados, entre muitos outros. Organizar tudo isso, por outro lado, requer mais cuidado e estratégia.
A gestão de uma escola não é algo fácil, e dar conta de tudo por conta própria, é ainda mais difícil. Mas existem formas de melhorar o atendimento e experiência do aluno na escola, ligadas a estratégias e tecnologias para amplificação das funções de gestão.
Hoje, você vai ficar por dentro das principais desta lista.
Defina metas de atendimento e experiência do aluno
Patrícia é gestora de uma escola particular em BH há mais de 5 anos, cuidando de perto de todos os seus alunos que vão do primário ao terceiro ano do ensino médio, lidando diariamente com todo tipo de demanda, problema e forma de atendimento.
Como todo gestor escolar, Patrícia sabe que definir metas de atendimento e experiência do aluno é uma tarefa que deve ser levada a sério para que a escola conte com um ambiente favorável ao desenvolvimento do aluno.
Por exemplo, se o objetivo for melhorar o atendimento aos alunos, o gestor deve estudar quais são as melhores práticas para que isso aconteça, como a criação de canais de comunicação eficazes e a capacitação dos profissionais da área.
Estabeleça padrões de comunicação e interação com seus alunos
Gestores como Patrícia sabem como é a dor de não conseguirem dar o devido suporte para determinado aluno, entender verdadeiramente o seu problema e fazer da escola uma segunda casa em que ele possa confiar e aprender mais sobre si mesmo.
Por isso, investir em ferramentas que facilitem a comunicação e ampliem os canais de atendimento em geral são um ótimo passo para criar uma rede escolar mais colaborativa e próxima de cada estudante.
Os alunos precisam conhecer quais são os canais de comunicação e interação que a escola oferece, como eles podem entrar em contato com os professores e outros membros da equipe, e quais são as regras e procedimentos para cada canal.
Ainda, estabelecer padrões de comunicação e interação com os alunos também ajuda a garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados em relação às estratégias aplicadas para potencializar esse canal de relacionamento.
Nisso está incluso a definição de um padrão de comunicação, como respostas rápidas aos e-mails, ligações ou mensagens, e um padrão de interação, como se oferecer para ajudar os alunos com questões específicas.
Crie um ambiente escolar acolhedor e inclusivo
Ao estabelecer padrões de comunicação e interação com os alunos, é fundamental que os gestores da escola também foquem em criar um ambiente acolhedor e inclusivo. Afinal, permitirá que eles se sintam seguros e confiantes quando estiverem na escola.
Quando os alunos se sentem parte do ambiente escolar, é facilitado a aproximação da sua realidade com a escola, a divisão de problemas e as chances de conseguir identificar possíveis necessidades e tomar um posicionamento mais adequado sobre.
Um ambiente acolhedor e inclusivo pode ser criado de diversas formas. Por exemplo, os professores podem oferecer um ouvido atento para os alunos, sempre que eles precisarem de ajuda ou sentirem que precisam de alguém para conversar.
Os professores também podem incentivar os alunos a se expressarem livremente, através da arte, música e esportes, por exemplo, sem se sentirem julgados ou expostos pelos métodos convencionais de comunicação.
Utilize ferramentas de monitoramento para avaliar o desempenho escolar e dos atendimentos na escola
Os gestores da escola também devem explorar a utilização de ferramentas de monitoramento para avaliar o desempenho e experiência do aluno, a fim de que possa acompanhar regularmente como anda a sua relação com a escola.
Com isso podem identificar as áreas em que os alunos estão se saindo bem e aquelas que necessitam de aprimoramento. Ainda, terão uma visão mais clara e abrangente do desempenho em geral, melhorando o atendimento e a experiência do aluno.
As ferramentas de monitoramento também permitem que os gestores da escola acompanhem o progresso dos alunos ao longo do tempo. Assim, conseguem formar uma base de acompanhamento para que possam prestar o suporte adequado sempre.
E neste sentido, a Ultramax Sistemas que oferece há mais de 15 anos um sistema inovador em gestão escolar, oferece uma importante ferramenta aliada ao aprimoramento dos atendimentos e na experiência do aluno.
A ferramenta de BI permite uma visão geral da escola de forma gráfica, de fácil visualização, ágil e eficiente.
Dessa forma a escola poderá tomar decisões rápidas e sem precisar analisar diversos relatórios para ter a mesma conclusão.
Essa ferramenta irá auxiliar diversos setores da escola, como secretaria, coordenação pedagógica, financeiro e direção.
Atendimento na escola: busque um sistema de gestão escolar aplicado para gerenciar
Para fechar, não basta apenas fazer mudanças manuais para ampliar a gestão e potencializar o atendimento e a experiência do aluno no ambiente escolar. É preciso contar com a ajuda de ferramentas que deixam tudo ainda mais prático no gerenciamento das tratativas dos atendimentos da escola com os responsáveis e os alunos.
Hoje em dia, existem uma série de sistemas de gestão escolar para implementação nas escolas, para criarem projetos, eventos e canais de comunicação, além de ter sistemas de pagamento recorrente aplicado para escolas particulares, dentre outras vantagens.
Da mesma forma, ajuda a melhorar o contato com as mamães e papais, para que consigam ter controle sobre os estudos de seus filhos a todo momento, de qualquer lugar e independente de estar presente fisicamente no ambiente escolar.
Por isso, a Ultramax oferece uma ferramenta exclusiva, validada de acordo com as normas da ISO 9001 para o controle e o acompanhamento das tratativas dos atendimentos da comunidade escolar. Dessa forma fica muito fácil e rápido acessar todo o histórico e a movimentação das solicitações pertinentes.
Leia mais em: ISO 9001: Os Benefícios da certificação para as escolas
Assim, não precisa ficar preso na necessidade de cuidar de tudo com suas próprias mãos e precisar que sempre tenha várias pessoas ajudando em determinada coisa. Aprenda a explorar a tecnologia e tenha uma gestão mais feliz!