5 passos para você vender mais em sua farmácia online
O universo das vendas online tem crescido, abrangendo uma variedade tão grande de produtos que até setores popularmente conhecidos com vendas apenas físicas têm aderido.
Esse é o cenário das vendas em farmácias, que entenderam a necessidade de expandir os negócios atendendo as perspectivas do mercado atual.
Embora o e-commerce de farmácia esteja condicionado a regras rígidas, muitos itens têm potencial de vendas sem restrição. Além disso, algumas estratégias ajudam a vender mais em farmácias online.
Quer saber quais são elas? Veja, nesse artigo, 5 passos infalíveis para vender mais em sua farmácia online.
- Facilitar as forma de pagamento
- Selecionar produtos com potencial de vendas
- Ter atenção com a finalização do pedido e entrega
- Oferecer informações e boas experiências
- Investir em um sistema de integração
1. Facilitar as formas de pagamento na sua farmácia online
Com o mercado tão competitivo, considera-se todas as características da compra para a decisão. Um forte fator é o preço.
Entretanto, nem sempre o menor valor irá corresponder a decisão do cliente, pois as formas de pagamento também podem ser decisivas.
Assim, o passo número 1 é facilitar as formas de pagamento, deixando diversas opções à disposição do consumidor.
Isso diz respeito não só a diversidade de cartões aceitos (débito, crédito de inúmeras bandeiras), mas também em facilitar com parcelamento sem juros, ou com poucos juros.
2. Selecionar produtos com potencial de vendas para sua farmácia online
Uma farmácia pode se manter vendendo apenas remédios? Sim, porém esse tipo de estabelecimento não está limitado apenas a venda de medicação.
Isso porque, aliado à saúde, há a aquisição de outros produtos como os de beleza, cuidados pessoais e até alimentação saudável.
Por isso, ofereça artigos que são procurados pela maioria da população. Para ter um ponto de partida, vale a pena fazer uma pesquisa com os itens mais solicitados, os quais podem ser vendidos em sua farmácia online.
Para exemplificar, o E-bit Buscapé Company criou um relatório com o levantamento da evolução dos e-commerces, tendências, estimativas e mudanças no comportamento dos consumidores.
Em uma das pesquisas, balanças, secadores, esfoliantes e outros produtos, ligados à beleza e cuidado pessoal, estavam entre os mais populares.
3. Ter atenção com a finalização do pedido e entrega
Após a finalização do pedido, todo cuidado é preciso para que a compra chegue exatamente como o cliente solicitou.
Erros como produtos incorretos, compra incompleta e prazos de entrega não respeitados podem destruir um e-commerce de farmácia.
Até porque, muitos produtos estão sendo esperados para uso em um horário específico, como remédios. Sem falar na frustração de não ter sido atendido de maneira correta.
Essa insatisfação pode gerar não só a perda do cliente específico, mas uma avaliação ruim na plataforma de compra e uma recomendação negativa entre parentes e amigos, dificultando a obtenção de novos clientes.
4. Oferecer informações e boas experiências na sua farmácia online
Diversificar com produtos populares é bom. Melhor ainda é disponibilizar todas as informações sobre eles!
Os clientes estão migrando para o ambiente digital por procurarem praticidade, mas isso não significa não obter informações completas.
Assim, tenha uma linguagem objetiva em sua plataforma, com informações disponíveis e úteis. Faça com que sua farmácia online seja um ambiente de boas experiências, com linguagem e usabilidade atrativa.
5. Investir em um sistema de integração
Esse é um passo que vai impactar todo o funcionamento do seu e-commerce, afinal, usar várias ferramentas sem integração pode gerar mais trabalhos operacionais, erros e retrabalho.
Portanto, é fundamental investir em um sistema de gestão que seja completo e integrado com o e-commerce da farmácia.
Com o sistema, fica mais fácil manter o controle do estoque e fazer uma gestão administrativa eficiente.
Para te ajudar nesse passo, a Ultramax possui o UltraPDV, um sistema completo para farmácias e drogarias que permite recursos extensos como estatísticas sobre o negócio, emissão de Notas Fiscais, alertas sobre os preços e outras funcionalidades que podem ter uma personalização de acordo com o seu negócio.
Além de toda praticidade, você poderá se empenhar com demandas para o crescimento da empresa enquanto otimiza tarefas nesse sistema.
Agora que você já aprendeu esses 5 passos, coloque-os em prática e continue informado sobre assuntos relacionados em nosso blog.