xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

Servidores em nuvem são mais caros?

Servidores em nuvem são mais caros?

Os servidores em nuvem são mais caros?

Muitas pessoas acreditam que armazenar os dados de suas empresas em nuvem é mais caro. Mas será que é isso é verdade?

Bem, antes de respondermos essa pergunta, vamos distinguir o que é um servidor local e um servidor em nuvem.

E depois confira se um armazenamento em nuvem é caro ou não e como saber se é a hora de mudar a forma de guardar os dados.

Gostou desse tema? Continue lendo e sabia mais a respeito.

Servidor local

O servidor local é aquele que fica nas dependências de uma empresa, que deve ser operado e mantido por ela e que exige um espaço físico a sua destinação. Então, toda a responsabilidade com controle e manutenção recai sobre a empresa que tem um servidor local.

Servidor em nuvem

Já um servidor em nuvem, é aquele que não depende de um espaço físico para a sua destinação. Os dados contidos em servidor hospedados em uma série de servidores remotos, pertencente as empresas que trabalham com nuvem.

As informações que são armazenadas em servidor em nuvem podem ser acessadas de quaisquer locais por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, e com backups instantâneos.

Servidores em nuvem são mais caros?

Então, podemos responder a pergunta se os servidores em nuvem são mais caros:

Entendemos que não, principalmente sob uma análise da segurança dos dados armazenados.

Porque com o armazenamento em servidor local, para que seja feito de maneira segura é necessário que a empresa adote protocolos de segurança contra vazamento e perda dos dados, o que por si só pode gerar um custo.

Com a adoção de servidor em nuvem, toda a preocupação do armazenamento e a sua segurança fica a cargo de uma empresa terceirizada especializada nessa tarefa.

Como também, tem a questão do próprio espaço físico que é destinado ao servidor local: as vezes é limitado e por consequência o armazenamento dos dados também ficará limitado. O que não ocorre na escolha de um armazenamento em nuvem.

E ainda, deve-se considerar o custo técnico em manter o servidor no ar e os custos de nas contas de energia elétrica e também os custos de adquirir servidores novos ou na realização de upgrade desses com o passar do tempo, que também gera um custo acentuado.

Existem várias outras questões que nos levam a crer que um servidor em nuvem não é caro, tanto pela questão financeira, já que a má manutenção de um servidor pode gerar prejuízos maiores do que um investimento em servidor em nuvem e como também no sentido do conforto e segurança das informações da empresa e seus clientes fazem que o empresário possa se dedicar às funções principais de seus negócios.

Outra alternativa: backup em nuvem

Mas fica uma outra sugestão: se não for o caso em realizar o armazenamento em nuvem, opte ao menos no backup em nuvem, de maneira que os dados ficam protegidos e o custo com certeza é menor.

O objetivo de backup em nuvem está em ter uma cópia salva dos principais dados de uma empresa, e também conta com atualizações regulares, fazendo que a empresa possa restaurar as informações quando precisar.

Conclusão

É muito importante que toda empresa faça o controle adequado dos armazenamentos dos seus dados, afinal, praticamente toda a estrutura de negócio de uma empresa fica armazenada, como por exemplo: dados sobre seus produtos, dados sobre suas vendas e dados sobre seus clientes.

Dito isso, existem algumas maneiras de se armazenar os dados, como a utilização de um servidor local ou em nuvem.

O que se deve levar em mente é se colocar na ponta do lápis que a sua empresa pode estar tendo em manter um servidor local e se o armazenamento está sendo efetivo.

Logo, pode ser feito o armazenamento em nuvem que gera maior segurança e conforto à empresa que adota esse tipo de armazenamento.

Mas outra opção que ainda pode ficar mais econômica é o backup em nuvem. Assim, será necessário um servidor local que armazene dados, mas você terá certeza que poderá acessar os dados rapidamente quando precisar.

Considere adotar uma das opções que trazemos para você neste artigo, pois com toda certeza farão a diferença nos seus negócios e na rotina de sua empresa.

Website | + posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange