xh40u9mecp9mw8nisypdytrq7ldcpf

Balconista de Farmácia: Quais as qualificações necessárias?

Balconista de Farmácia: Quais as qualificações necessárias?

Balconista de farmácia: quais as qualificações necessárias?

Está em busca de um balconista para a sua farmácia? Separamos neste post algumas das qualificações necessárias em um bom atendente para o seu ponto de venda farmacêutico.

Sabemos que os balconistas de farmácias representam de grande importância para o estabelecimento comercial, pois são o braço direito do farmacêutico.

Por isso, na hora de se realizar a contratação deste profissional, você deve observar alguns requisitos imprescindíveis para o sucesso da sua farmácia ou drogaria, pois eles serão o cartão de visitas do seu negócio.

Para conferir as qualificações continue lendo este post.

Balconista de farmácia como profissão

O profissional de atendimento de farmácia é regularmente registrado no CBO 5211 -30 e suas atividades devem estar sob a responsabilidade de um farmacêutico e que deve atuar de acordo com o código de ética da profissão.

Dessa forma, é de muita importância que o farmacêutico exerça a supervisão direta do atendente de farmácia, para que o balconista de fato exerça as atividades que são permitidas pela legislação farmacêutica, de acordo com a leitura do art. 4º da Resolução 417 do Conselho Federal de Farmácia.

Dito isso, o b de farmácia tem a atribuição de prestar auxílio ao farmacêutico, cuidando do estoque, da data de validade dos produtos, venda produtos, entre outras atribuições administrativas e logísticas.

O balconista de farmácia deve gostar de aprender

O atendente deve gostar de aprender, pois a indústria farmacêutica passa por constantes mudanças e o profissional precisa se aprimorar constantemente.

Novos medicamentos e produtos de perfumaria são lançados no mercado todos os dias, além da mudança de fórmulas dos produtos atingem diretamente o setor farmacêutico, pois afinal um bom vendedor é aquele que conhece o produto que está vendendo, não é mesmo!?

O balconista de farmácia precisa saber atender bem o cliente

Essa é uma atribuição que todos os profissionais de qualquer área devem possuir, é bem verdade.

Contudo, o profissional que trabalha em uma farmácia e drogaria deve estar ainda mais preparado para lidar com pessoas de todos os públicos e idades.

Essa é uma questão muito relevante, pois o balconista de farmácia terá que atender pessoas muitas vezes com dores e doentes, de maneira que terá que ter sensibilidade no atendimento humanizado desses clientes.

Saber utilizar técnicas de vendas

A verdade é que um balconista de farmácia é também um profissional de vendas, e portanto precisará conhecer técnicas de vendas para que a farmácia ou drogaria cresça em aumento de faturamento.

Uma grande técnica de vendas está alinhada a excelência no atendimento, e no que diz respeito a isso, o profissional deve saber se expressar bem, se vestir adequadamente para o ambiente de trabalho e o principal: saber ouvir o cliente.

Muitos profissionais com experiência ainda deixam de ouvir o cliente e por isso o varejista farmacêutico deixa de fidelizar a sua clientela, pois ainda que o profissional de farmácia conheça o melhor princípio ativo para o tratamento de uma patologia, o lado humano ainda deve ser levado em consideração.

O balconista de farmácia precisa conhecer o negócio farma

Ainda que o segmento de farmácias e drogarias pertença ao varejo, há muitas diferenças em se trabalhar em uma loja de roupas, sapatos ou supermercado, não é verdade!?

Isso acontece principalmente por conta da forte regulação do setor farmacista e por isso profissional precisa estar sempre atento às normas regulatórias para que assim não prejudique a empresa que trabalha.

Além do mais, por se tratar de um segmento que contém diversas particularidades em relação aos outros tipos de comércios, há várias questões que precisam ser estudadas pelo profissional.

Um bom exemplo é o conhecimento sobre o que são os PBMs, e como funcionam na prática e as vantagens que a farmácia terá em adotá-los.

O profissional que não conhece um PBM perde a oportunidade de fidelizar aquele cliente pois deixa de comunicar à adesão da drogaria àquele serviço.

Confira um pouco mais sobre os PBMs e a sua importância no aumento do faturamento das drogarias:

Leia mais em:Marketing farmacêutico

Conhecimento em informática

Hoje em dia praticamente todo profissional necessita ter um conhecimento mínimo em informática, afinal a tecnologia já é uma realidade na maioria das drogarias.

Essa é uma das mais importantes habilidades que um balconista de farmácia precisa possuir, pois o uso da tecnologia está totalmente relacionado ao crescimento dos negócios farmacêuticos e você sabe por quê?

Hoje existem soluções de Sistema para Farmácias e Drogarias, como o UltraPDV da Ultramax Sistemas, que ajudam a ter o controle de margens de lucro, venda por princípio ativo, controle de estoque, cotação online para a melhor negociação, integração com marketplace e e-commerce, e muito mais.

Dessa forma, o balconista de farmácia não precisa ser o gênio da informática, mas precisa se interessar em aprender a utilizar a ferramenta de tecnologia para alavancar as vendas, fidelizar clientes e aumentar o faturamento.

Leia mais em: Sistema Para Farmácia: o que não pode faltar?

Conclusão

Encontrar um bom balconista de farmácia não é uma tarefa muito simples, pois como já falamos anteriormente, o segmento farma possui grandes diferenciais em relação aos outros setores varejistas.

Contudo, o que podemos te contar é que o melhor sistema de gestão de farmácias e drogarias você encontra com a Ultramax Sistemas, que atua no segmento há mais de 20 anos.

E agora que você já viu que o uso da melhor tecnologia de gestão de drogarias pode te ajudar a crescer e conquistar mais clientes através da venda presencial e online, que tal conhecer um pouco mais da solução UltraPDV?

Clique aqui para acessar o site da Ultramax e agende agora mesmo uma demonstração totalmente gratuita.

Website | + posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange